25 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Com economia para Prefeitura, Prefeita Capitã Lucimara anuncia renovação da frota de viaturas da Guarda Civil Municipal

Começou nesta semana a renovação da frota de viaturas da Guarda Civil Municipal de Valinhos, com o recebimento da primeira unidade 0 km, modelo Renault Duster, que já está a serviço do patrulhamento e segurança da população de Valinhos. Com a constante alta dos valores de veículos e de peças de reposição no mercado automotivo, a locação de viaturas se mostra excelente para economia aos cofres públicos municipais. A previsão é que o restante da frota será renovada em breve. A prefeita Capitã Lucimara acompanhou o recebimento do 1º veículo desta nova fase de renovação da frota, investimento também que faz parte do plano de governo estabelecido para a área da segurança na cidade.

"Estamos contentes com a renovação da frota das viaturas, pois isso reflete no bom atendimento da população quando solicita o apoio da Guarda Civil Municipal, e também à tranquilidade e conforto do guarda municipal, que tem às mãos um veículo novo para chegar mais rápido nos locais de ocorrência e pode trabalhar com mais assertividade", salientou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A prefeita anunciou também que logo chegará para a Guarda Civil Municipal uma nova viatura para as equipes de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que é um veículo tático diferenciado voltado para operações e situações de mais complexidade. "Nossos agentes de ROMU são altamente preparados e treinados para situações de risco mais elevado, já usam armamentos mais potentes para defesa da população e agora terão um veículo mais robusto e resistente para deslocamentos mais rápidos, conforme a necessidade”.

Esses investimentos, de acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, se soma a vários outros implementados pela gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy como criação do Centro de Operações e Inteligência (COI), central esta que está em construção e monitorará veículos e seus proprietários por meio de câmeras que estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade, aquisição de armas não letais já em uso pela corporação, treinamentos teóricos e práticos dos agentes, e convocação dos candidatos aprovados no concurso público para ingressarem na corporação.

"Ou seja, estamos caminhando para deixar os moradores de Valinhos cada vez mais seguros, como deve ser. Assistimos pelo Brasil afora regiões sofrendo com a criminalidade, o que infelizmente também espanta comerciantes e empresários, deixando a população sem emprego. Valinhos é a 3ª cidade mais sustentável do Brasil, a 1ª em investimentos sociais e ostenta baixo nível de criminalidade e vamos continuar trabalhando para que continue assim", completou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que a corporação comemorará 40 anos de existência no ano que vem, e a corporação está caminhando para ser uma das melhores do Estado de São Paulo. "Segundo o IBGE, Valinhos é uma das cerca de 22% das cidades brasileiras que possuem uma Guarda Municipal, e dentro dessa porcentagem, poucas possuem a estrutura que nós temos com equipes especializadas, armamentos modernos, treinamentos e componente humano qualificado. Receber investimentos como viaturas novas é o resultado da confiança que a população deposita em nós", finalizou o comandante Ignácio.