08 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Com presença da Prefeita Capitã Lucimara, 1ª Caminhada Pelo Fim da Violência Contra Mulher leva cerca de 400 pessoas ao CLT
Com grande participação de público, em torno de 400 pessoas, e com a Prefeita Capitã Lucimara, foi realizada com sucesso a 1ª Caminhada Pelo Fim da Violência Contra Mulher, promovida pela Prefeitura de Valinhos para celebrar os 16 anos da Lei Federal Maria da Penha (11.340/2006), que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A atividade de lazer foi realizada no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha, intensificado nesta gestão pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, para consolidação do respeito ao público feminino nos lares valinhenses.

Além da prefeita Capitã Lucimara Godoy, participaram da atividade de lazer e conscientização os vereadores Simone Bellini, Thiago Samasso, Alexandre Japa e Marcelo Yoshida, a suplente vereadora Cris Briani, os secretários  municipais de Segurança Pública e Cidadania Osmir Cruz, e de Assistência Social, Argeu Alencar, o comandante da Guarda Civil Municipal Aparecido Ignácio, delegado da Delegacia de Defesa da Mulher de Valinhos, Júlio Cesar Brugnolli, a coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha subinspetora GCM Rose e a coordenadora da Coordenadoria Especial de Política para Mulheres, Marilene Santos.

A prefeita Capitã Lucimara enfatizou que a Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher é um dos resultados das frentes criadas em seu governo para combater qualquer ação ou omissão que gere sofrimento à mulher. "A união de todos aqui mostra que estamos empenhados no combate à violência contra a mulher. Por 22 anos estive na Polícia Militar e vi muito de perto esse tipo de violência, é algo muito triste. É uma cultura que temos que exterminar da nossa sociedade, e para isso agora temos que trabalhar com as consequências", disse a prefeita.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destacou que Valinhos é hoje uma cidade que realmente trabalha para prevenir e combater a violência doméstica, com diversas ações implementadas pela prefeita Capitã Lucimara como as aulas de defesa pessoal para mulheres, palestras de prevenção e conscientização, equipe Guardiã Maria da Penha dentro da Guarda Civil Municipal para monitorar medidas protetivas estabelecidas pela Justiça, e demais ações que também envolvem outras secretarias. "Estamos andando junto com a Lei Maria da Penha, principalmente dentro das medidas integradas de prevenção que exigem promoção e realização de campanhas de prevenção", enfatizou.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, agradeceu a todos os integrantes da corporação que trabalharam para abrilhantar a Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulher, e que trabalham diuturnamente para proteger as mulheres vítimas de violência. "Por vezes, a simples presença de uma equipe da Guarda Civil Municipal com a viatura já deixa a mensagem que o Poder Público está ali para cuidar da mulher vítima de alguma agressão. Esse é nosso papel primordial", disse.

Depois da solenidade, os participantes, que ganharam camiseta alusiva ao evento, deram uma volta no CLT escoltados por viaturas da Guarda Civil Municipal, e participaram de aula de zumba e dança, com sorteio de brindes. "Gostaria de agradecer a todos os patrocinadores que colaboraram de alguma forma para a realização deste evento marcante no combate à violência contra a mulher na nossa cidade", disse a subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha.

A atividade foi enriquecida com a participação de Show Dog com o Canil da Guarda Civil Municipal que fez apresentações de agentes K-9 que atuam na corporação, do Ministério da Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Os Sombras, e apresentação teatral do Departamento de Artes da IMA Movimento, de Campinas.
Local: Valinhos
08/08/2022