09 AGO 2022
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Para zerar espera por agendamento de consultas, Prefeitura trabalha na implantação do prontuário eletrônico na Saúde
A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Saúde e Tecnologia e Qualidade, segue com os trabalhos para a implantação do prontuário eletrônico em 100% das unidades de atendimento na cidade. Isso só é possível graças aos investimentos em tecnologia, que permitiram, entre outros equipamentos, a instalação de computadores nos prédios das secretarias municipais. Os computadores, alinhados com a instalação de internet de fibra ótima em todos os prédios públicos, possibilita a implantação de um sistema informatizado com histórico de informações em tempo real dos pacientes da rede municipal de saúde, que tem o objetivo de avançar na qualidade dos atendimentos na área, acabar com a espera por agendamento de consultas e proporcionar dados que auxiliam a Prefeitura a administrar a demanda e oferta dos serviços no município. A Secretaria da Saúde já está aplicando treinamento aos profissionais que utilizarão o sistema, para que o atendimento flua sem intercorrências assim que começar.

“Todo este trabalho começou em 2021, em uma primeira fase do programa Valinhos Mais Conectada, quando instalamos internet de fibra ótica, de alta velocidade, em 100% dos prédios públicos em funcionamento da cidade. Aqui damos destaque para as unidades de ensino e de saúde, justamente pensando nos projetos que estávamos programando relacionados a educação e melhorias no atendimento da saúde, que estão acontecendo agora. Com os computadores, internet de ótima qualidade e um sistema informatizado, que é o prontuário eletrônico, as consultas e demais atendimentos médicos ficarão mais completas, ágeis e com maior segurança, possibilitando também, em alguns meses, acabar com a fila de espera para marcação de consultas nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O prontuário eletrônico permite acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico. Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis para consulta do profissional na hora do atendimento, já que todos os consultórios médicos terão um computador para serem utilizados pelos profissionais.

“O prontuário eletrônico em todas as unidades de saúde é realmente algo inédito em Valinhos, já que o sistema não era utilizado de forma plena e correta. Além de agilizar os atendimentos, o sistema possibilita que a Secretaria da Saúde tenha acesso as necessidades da população, dados que transformam em indicadores importantes para análises da demanda e planejamento de ações para ampliar e melhorar o atendimento e vencer, assim, os desafios da área da Saúde na cidade”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Investimentos em Tecnologia

A Prefeitura investiu mais de R$ 10 milhões em equipamentos digitais, que trouxe para as secretarias municipais 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção).

“Os 360 computadores e 23 notebooks destinados à Secretaria da Saúde já começaram a ser instalados no mês passado. A UPA, Upinha e a UBS Vila Itália já estão finalizadas. A próxima unidade é a UBS Frutal, com previsão de instalação ainda nesta semana”, disse o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros.

Em 2021, a Prefeitura realizou a 1ª fase do programa Valinhos Mais Conectada, com a implantação de fibra ótica e internet de alta velocidade em 100% dos prédios públicos em funcionamento, com ênfase em todas as Unidades de Saúde e todas as Escolas Municipais.

Local: Valinhos