11 AGO 2022
SAÚDE
Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação da Criança e do Adolescente será nas UBS’s Paraíso, Vila Itália e Vila Santana
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa que o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menores de 15 anos de idade, marcado para o dia 20 de agosto, acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Paraíso, Vila Itália e Vila Santana, das 8h00 às 17h00.

“O Dia D é o dia de mobilização nacional de vacinação, muito importante para vacinar uma grande quantidade do público-alvo, além de incentivar e informar a população. As vacinas da caderneta são essenciais para a saúde das crianças”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A Secretaria da Saúde informa também que a partir do dia 27 de agosto, a UBS Vila Santana estará aberta todos os sábados para a multivacinação, das 8h00 às 17h00.

“Decidimos abrir a UBS Vila Santana aos sábados, a partir do dia 27, para atender as necessidades dos pais que não podem levar os filhos aos postos de vacinação durante a semana por conta do trabalho ou escola”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

O público-alvo para a Campanha Contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, enquanto as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.

Já o público alvo da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade é a população não vacinada ou com esquemas incompletos, de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com o Calendário. A caderneta é composta pelas vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP VOP, Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C Conjugada, Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR), Tetra viral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, Varicela, DTP E Hepatite A.

A vacinação teve início na última segunda-feira (8) e vai até o dia 9 de setembro, com aplicação em todas as UBS’s do município, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira.

As vacinas COVID-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade. (Em relação a faixa etária de 3 e 4 anos, a Prefeitura ainda aguarda o Informe Técnico e doses necessárias para iniciar a vacinação contra a Covid).

Local: Valinhos