16 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos abre inscrição para nova turma de defesa pessoal gratuita para mulheres
Estão abertas inscrições para 20 vagas para formar a segunda turma de técnicas de defesa pessoal gratuitas para mulheres oferecidas pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e Guarda Civil Municipal, dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha criado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy para prevenir a violência contra a mulher e propagar a cultura de respeito mútuo entre as pessoas. A inscrição será recebida pelo e-mail mariadapenhagcmvalinhos@gmail.com até esta sexta-feira, dia 19, e são requisitos básicos ter boa saúde e poder participar das atividades nas manhãs de quarta-feira, dia da semana que as aulas serão ministradas. A apresentação e primeira aula estão agendadas para o dia 14 de setembro, às 9 horas, na Guarda Civil Municipal (Rua João Bissoto Filho, 600 – Jardim Bom Retiro).

A prefeita Capitã Lucimara Godoy vê com entusiasmo as ações envolvidas pelo Projeto Guardiã Maria da Penha de prevenção e proteção da mulher valinhense. "Estamos trabalhando em várias frentes para oferecer às moradoras da cidade condições, se necessário, para enfrentar questões de violência, que não são só domésticas, mas no trabalho e na rua. As nossas secretarias, dentro de suas competências, oferecem vários suportes para dar condições às mulheres se tornarem empoderadas e ter domínio de si só", afirmou a prefeita.

A primeira turma de técnicas de defesa pessoal para mulheres, que teve início em maio e terminou no último dia 3 deste mês, ofereceu para 18 mulheres condições básicas de enfrentar situações de violência iminente, principalmente física, ensinando técnicas de evasão de agressões e esganaduras com movimentos circulares, posicionamento do corpo e rotações. "Sempre mantendo a calma, numa situação crítica de violência, seja dentro de casa, na rua ou no trabalho, a mulher pode aplicar essas técnicas e assim se afastar do agressor e pedir ajuda", explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

De acordo com o secretário, as aulas de técnicas de defesa pessoal tiveram grande aceitação na população que a procura para a segunda turma começou antes mesmo do término do grupo inaugural, e por conta disso foi divulgado antecipadamente, na semana passada, que as inscrições seriam abertas nesta semana. "É da vontade da prefeita Capitã Lucimara oferecer as aulas de defesa pessoal para o maior número possível de mulheres, mas as limitações logísticas nos permitem atender pequenos grupos por vez", disse o secretário.

"É importante reforçar que não estamos incentivando a violência com essa iniciativa. Queremos conscientizar as mulheres da importância de estar preparada para se defender em situações de perigo, ou seja, queremos proporcionar às interessadas condições mínimas de defesa para ela e sua família em qualquer lugar que ocorra", explicou a prefeita Capitã Lucimara.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acrescentou que a corporação está cada vez mais se qualificando para enfrentar questões de violência contemporâneas, e a violência contra a mulher é uma preocupação particular da segurança pública em Valinhos. "Apesar de não afetar a sociedade de forma global como os crimes de roubo e furto, a violência doméstica é algo que gradativamente destrói famílias e contribuem, no futuro, para que indivíduos partam para o crime", destacou.

INSCRIÇÕES
A subinspetora Rose Santos, que coordena o Projeto Guardiã Maria da Penha, destacou que as mulheres interessadas em participar das aulas gratuitas de noções de defesa pessoal devem enviar uma mensagem com nome, idade, telefone de contato e endereço para o e-mail mariadapenhagcmvalinhos@gmail.com , para posterior contato e confirmação se foi a própria pessoa que enviou a inscrição, além de esclarecimentos de dúvidas.
Local: Valinhos