A partir de 2014, quando mudar para o novo prédio, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Padre Leopoldo Petrus van Liempt' será adotada como escola modelo na rede municipal de Valinhos. A informação foi anunciada esta semana pelo secretário da Pasta, Danilo Sorroce, que justificou a escolha alegando fatores como corpo docente motivado, infraestrutura apropriada, número de alunos e séries atendidas. A unidade tem capacidade para atender 500 alunos do 2º ao 5º anos.
"A proposta é iniciar este modelo de ensino, que agrega informatização, atividades culturais e esportivas, além de reforço escolar, com alunos do fundamental I, do 2º ao 5º anos. Vamos acompanhar o desenvolvimento desses alunos desde a base e, posteriormente, levar as ações produtivas para as demais unidades de ensino", explicou Danilo Sorroce. A rede municipal é formada por 43 EMEBs.
Segundo o secretário, a EMEB 'Padre Leopoldo Petrus van Liempt' contará com lousa digital, laboratório de informática conectado à Internet e disponibilizará aos alunos conteúdos disciplinares por meio do computador. "A ação vai ao encontro do programa de governo do prefeito Clayton Machado de levar os avanços tecnológicos para as unidades de ensino", ressaltou.
Danilo Sorroce explicou que a ideia é, a partir da implantação dessa tecnologia em uma escola, avaliar os resultados e levar as demais unidades os dispositivos aprovados por professores e alunos, evitando desperdício de recursos. "Podemos chegar a conclusão que a lousa digital só funciona bem para uma faixa etária, então nas demais unidades só vamos adotá-la para esse grupo de alunos", exemplificou o secretário.
Além da parte de informatização, segundo o secretário, a EMEB 'Padre Leopoldo Petrus van Liempt' oferecerá de forma sistematizada atividades culturais e esportivas no contra turno escolar, numa parceria com as secretarias de Cultura e Turismo e Esportes e Lazer, além de reforço escolar. "Acredito que a cultura e o esporte estão diretamente relacionados com a qualidade do ensino", defendeu Sorroce.
Nova fase – A diretora Maria Marta Caldeira Machado e a coordenadora pedagógica Margarete de Souza Nadelman receberam com entusiasmo a informação de que a EMEB 'Padre Leopoldo Petrus van Liempt' será adotada como modelo na rede municipal.
Elas acreditam que as novidades a serem implantadas serão fatores motivacionais para os alunos. "Nos últimos cinco anos nossa escola passou por um período difícil, funcionando em salas cedidas pelas Faculdades Anhanguera de Valinhos. Mesmo com dificuldades, nunca deixamos de cumprir com todas as atividades pedagógicas previstas no plano de ensino. Por isso, encaro o desafio de sermos escolhidos para escola modelo como a comprovação da credibilidade do nosso trabalho", destacou a diretora.
A diretora Marta ressaltou que no prédio novo e com toda a infraestrutura necessária, além das atividades diferenciadas, a escola terá condições de oferecer aos alunos um ensino de ainda melhor qualidade. "Estamos ganhando essa condição e contamos com a boa vontade da nossa equipe. Tudo isso será revertido para nossos alunos, que, assim como todos, têm direito a um ensino público de qualidade. E não vamos medir esforços para que isso aconteça", complementou a diretora.
A coordenadora pedagógica, Margarete, lembrou que "nos últimos anos a escola passou por um período de tristeza. Tínhamos que nos reinventar diariamente. Só que, reinventar sempre, é cansativo. Agora, teremos condições mais facilitadas para dar um retorno maior aos nossos alunos nas questões do ensino e aprendizagem".
Estrutura - O novo prédio está em fase final de construção, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Ele é edificado com recursos municipais de R$ 2,6 milhões em terreno da municipalidade com 5.600 m2, localizado na Rua Carlos Penteado Stevenson, bairro Invernada. Possui dois pavimentos: o térreo, com cerca de 1.100 m2, e o superior, com 792,42 m2, além de quadra com arquibancada e sanitários, com 1.095,87, totalizando quase 3 mil m2 de construção. A unidade conta com 10 salas de aula, além de salas de multimeios, biblioteca e laboratório de informática, divididos em dois prédios interligados.
A unidade deveria ter sido entregue em novembro de 2012. Como o prazo não foi cumprido pelo governo anterior, foi realizado um aditivo no contrato e prorrogada a conclusão da edificação em mais 12 meses. A obra teve início em novembro de 2011.
Ao assumir em 1º de janeiro, esta Administração Municipal encontrou 32,09% da obra executada. Para entregar a obra no prazo, este governo terá que executar 67,91% em onze meses, enquanto que em 13 meses foram realizados 32,09%.
Até 2008, a unidade funcionava em prédio na Rua Itália que pertencia a Igreja Católica e foi requisitado pela instituição. Em razão disso, desde 2009, os alunos utilizam salas de aula cedidas graciosamente pela FAV (Faculdades Anhanguera de Valinhos).