A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, desativa provisoriamente nesta semana, em caráter de urgência, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) 'São Lucas', localizado no Jardim Santa Marina. Motivo: risco de desabamento de um muro de arrimo que fica no fundo do prédio.
Segundo o secretário da Pasta, Danilo Sorroce, a partir desta quinta-feira, 31, os 40 alunos, na faixa etária de um a quatro anos, e 21 profissionais da unidade serão transferidos para o CEMEI 'Alberto Juliano Serra', no Jardim Maracanã. "Para minimizar os impactos com a mudança, as crianças continuarão sendo atendidas pelos mesmos auxiliares de desenvolvimento infantil", ressaltou o secretário.
Danilo Sorroce explicou que não foi possível esperar pelo encerramento do ano letivo, para não colocar em risco a integridade física das crianças e servidores. A mudança de móveis e equipamentos é realizada entre esta terça e quarta-feira, dias 29 e 30, e nesses dois dias os alunos desse CEMEI não têm aula.
Doado à municipalidade em 1999, "o prédio, além da reforma do muro de arrimo, precisa de outras obras de adequação, para melhoria do atendimento", explicou o secretário, que, no último dia 25, reuniu-se com os pais dos alunos para comunicar as mudanças.
Segundo a engenheira civil Marcela Cristina Fernandes Lovizaro, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pelo laudo técnico sobre os problemas verificados, a preocupação maior é que, com a chegada do período de chuvas, o muro possa cair sobre o prédio do CEMEI, devido à infiltração de água.
"O muro tem quase sete metros de altura e apresenta uma rachadura que só vem aumentando ao longo dos anos e hoje já está com 15 centímetros de largura", ressaltou a engenheira.
Reforma e adaptação - De acordo com o secretário, as obras de reforma e adaptação do prédio deverão ter início ainda este ano e, além da segurança, garantirão melhores condições de atendimento aos alunos. "A expectativa é de retornarmos o atendimento no CEMEI 'São Lucas' ainda no segundo semestre de 2014", informou o secretário.
Danilo Sorroce destacou ainda que, a partir do ano que vem, a Administração Municipal irá adequar a estrutura física das escolas da rede municipal, começando com as menores e mais afastadas do Centro, que tiveram pouca atenção nos últimos anos. "As reformas dos prédios escolares visam à melhoria da qualidade no atendimento, cuidado e desenvolvimento dos alunos", enfatizou Danilo Sorroce.