18 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Jardim sensorial na EMEB Prefeito Vicente José Marchiori promove encontro de alunos com a natureza
Elementos da natureza, como pedras, plantas, trilhas, flores e objetos que despertam a curiosidade, fazem parte de um novo projeto voltado aos alunos da Educação Infantil, da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori, no bairro Bom Retiro, onde agora um Jardim Sensorial, na frente da unidade, chama a atenção de todos. E, para conferir de perto esta nova proposta pedagógica, a prefeita Capitã Lucimara esteve no jardim e, juntamente com as crianças da escola, experimentou todos os sentidos.

“Dá vontade de voltar a ser criança outra vez, neste jardim tão lindo e bem preparado pela escola. Eu vejo que aqui tem muito amor envolvido e compromisso com uma educação de qualidade. Estou encantada com este projeto que é muito importante, principalmente depois de um longo período de isolamento causado pela Covid-19, quando muitas crianças não tiveram parte de suas experiências sensoriais em sua fase inicial de aprendizado na primeira infância”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, que também experimentou o Jardim Sensorial, proporcionar experiências às crianças no ambiente escolar é fundamental para que elas se desenvolvam. “Vocês estão de parabéns pela iniciativa desta proposta pedagógica. Sabemos que as crianças podem e devem ser estimuladas a pensar, agir, sentir e valorizar o meio ambiente”, disse a secretária, agradecendo também o empenho de toda a equipe da EMEB na confecção do espaço e da diretora da unidade, Rose Arlete Giardelli.

A iniciativa de criar o espaço foi da coordenadora pedagógica da EMEB, Ana Victor. Ela explica que um dos pilares que há na escola é de que o ambiente atue como o terceiro educador. “Temos isso como um princípio básico, que os espaços precisam ser transformados em ambientes que dialogam com as crianças. E neste caso, o Jardim Sensorial vem de um desejo da equipe de trabalhar com as sensações e de trazer a natureza para próximo delas”, explica.

Ela destaca que no jardim há uma trilha, um caminho rudimentar que simboliza um encontro com a natureza e, como tudo o que é natural, busca despertar os diversos sentidos. “O jardim também celebra a diversidade do mundo com suas várias espécies. Os alunos nesse espaço se tornam exploradores de delicadezas e podemos trabalhar com eles, a partir das experiências que tiveram ao atravessar esse caminho, além da preservação da natureza, vários temas e linguagens, atividades como rodas de conversa, representações gráficas dos elementos, produções de textos, entre outras. Eles levam pra sala de aula tudo o que descobrem no jardim”, contou a coordenadora.

Os alunos do 1º ano da Educação Infantil, que também cuidam da manutenção e limpeza do espaço, aprovaram a ideia e contaram como está sendo a experiência. “Eu acho esse jardim muito bonito. Gosto muito de jardins e ele deixou nossa escola muito bonita. Eu gostei mais das plantas. Me divirto aqui”, disse Pérola Guimarães Rodrigues, de 7 anos. Os seus amigos Maria Eduarda Teodora Belinato e Felipe Augusto Milani, da mesma idade, também elogiam a atividade. “Gosto de andar na areia e de ver todos as coisas da natureza, é um lugar que deixa a gente mais calmo”, falou Maria Eduarda. “Eu gosto muito desse jardim, é bem bonito. O caminho é bem legal e aprendo várias coisas diferentes”, contou o pequeno Felipe.
WhatsApp Image 2022-08-19 at 11.04.15
Jardim Sensorial (7) Jardim Sensorial (3)
Jardim Sensorial (4) Jardim Sensorial (6)
 WhatsApp Image 2022-08-19 at 10.37.05 WhatsApp Image 2022-08-18 at 15.27.58