18 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em reunião com grupo Encontro de Mobilização de Mulheres, Prefeitura divulga convênios com TODAS in-Rede e Acolhe
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, palestrou para as integrantes do grupo Encontro de Mobilização de Mulheres, ligado à Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM) e CRAS Figueiras, na última quarta-feira (17). O secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, apresentou os novos programas que a cidade aderiu, TODAS in-Rede, do Estado de São Paulo, e Acolhe, em parceria com o Instituto Avon, ambos voltados para a defesa e empoderamento de mulheres.

“Este grupo tem rendido ótimos encontros. Tudo isto graças ao desempenho da Coordenadoria das Mulheres e do CRAS e, claro, pela disposição destas mulheres”, elogiou a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que abraçou a causa feminina por meio de várias ações previstas em seu plano de governo.

O secretário da Assistência Social também reconheceu a importância do público feminino. “É preciso reconhecer o potencial da mulher e, de forma igualitária, apoiar seu crescimento. No entanto, não devemos perder de vista que algumas mulheres ainda precisam do apoio da sociedade no enfrentamento à violência”, afirmou o secretário.

Em sua visita ao Encontro de Mobilização de Mulheres, o secretário apresentou os novos programas. O Programa TODAS in-Rede visa ao enfrentamento à violência contra mulheres com deficiência, garantindo informação, conhecimento e geração de renda, por meio de cursos, palestras, redes sociais, possibilitando inclusive o empreendedorismo. Segundo ele, na cidade há 4 mil mulheres com deficiência.

Outro programa que a cidade aderiu é o Acolhe, que permite que a mulher em situação de risco saia de sua casa com abrigo por 15 dias em hotel, em companhia dos filhos. A porta de entrada para ser acolhido é via CRAS ou CREAS.

“Receber a visita do secretário no grupo de Mulheres foi muito importante. Ele pode conhecer de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido na comunidade, inclusive o plantio de mudas de arvores nativa e frutíferas, além de conversar com o grupo”, afirmou a responsável pela CEPM, Marilene Santos. Segundo ela, no grupo tem integrante com deficiência na fala, necessitando de atenção especial para se comunicar e interagir com as atividades que estão sendo desenvolvida, principalmente na área de geração renda.

Para a coordenadora do CRAS JD. Figueiras, Michele Fassoli Saron, a presença do secretário da assistência social no grupo de mulheres foi muito produtiva. “Essas interações são essenciais para a comunidade porque proporciona um espaço agradável de escuta e promove o fortalecimento entre as famílias e o poder público”, acrescentou a coordenadora do CRAS JD. Figueiras.

Já a integrante, dona Georgina, ficou muito feliz com as novas adesões aos programas, já que tem um filho com múltiplas deficiências. “Muitas vezes, eu me sentia sozinha, sem saber o que fazer, mas a fé e o amor pelo meu filho fizeram com que eu nunca desistisse”, garantiu ela, que lembrou que, além de ser mãe, foi também professora, médica, entre tantas outras “profissões” que Deus a capacitou para cuidar do filho.

“Fico muito feliz em saber que as mães de hoje, que tem seus filhos especiais (ou com qualquer tipo de deficiência), possam contar com essas ajudas, pois não é fácil”, finalizou dona Georgina, moradora do Bairro Jardim Figueiras.