18 AGO 2022
DAEV
DAEV conclui interligação do trecho por gravidade da nova adutora do Rio Atibaia

Autarquia espera colocar nova linha em operação na próxima semana; normalização do sistema de abastecimento segue até domingo, com alguns bairros que podem ter baixa pressão no fim de tarde

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) concluiu na quarta-feira, 17 de agosto de 2022, a interligação do trecho por gravidade da nova adutora do Rio Atibaia. Na data foi realizada a complexa montagem das conexões de interligação da rede existente à nova executada, com duração de 14 horas de trabalho. A ação exigiu a parada programada do abastecimento da linha de captação do Rio Atibaia, que atende 50,60% da cidade. A nova linha deve começar a operar na próxima semana.

A fim de que fosse possível fazer a interligação, o desligamento das bombas deu-se a partir das 4 horas da madrugada, seguindo até a meia-noite da data. Mas por ser um serviço complexo e que exigiu a parada da captação durante grande parte de quarta-feira (17), o Departamento de Operação do DAEV informou que a normalização total do sistema de abastecimento deve acontecer no fim de semana, uma vez que há consumo reprimido e, também, pelo fato de ter ocorrido intermitência no fornecimento de energia à estação de captação do Rio Atibaia na manhã desta quinta-feira (18).

Até que haja a estabilização do sistema de abastecimento, o Centro de Controle de Operação do DAEV informou que poderá ocorrer situação de pouca pressão na rede de água no início da noite. A situação pode afetar o fornecimento para aos locais que são atendidos pelo reservatório nº 9: Pedra Verde, Maison Blanche, Jardim Eliza, Nova Era, Condomínio San Marino, Bom Retiro, Nova Palmares, Figueiras e Jardim União.

Início de operação da nova rede

A partir da finalização do trecho por gravidade – que tem o total de 2,2 mil metros e que deve ocorrer na próxima semana –, a Autarquia Municipal tem a expectativa de já começar a captar 35 litros por segundo do Rio Atibaia, chegando aos 3 milhões de litros por dia. “Sem dúvidas, isso vai fortalecer o sistema de abastecimento de Valinhos ainda no período no qual a cidade costuma passar por estiagem severa. Parabenizo, assim, toda a equipe do DAEV pelo envolvimento e pelo trabalho árduo que estão desenvolvendo. Todos estão focados para que a cidade consiga esse ganho hídrico o quanto antes”, reforçou a prefeita.

Para que o trecho por gravidade entre em operação, a Autarquia Municipal segue com os serviços necessários e que compreendem, agora, a execução de mais três ventosas e suas respectivas caixas de inspeção.

Além da extensão por gravidade, a nova rede de adução do Rio Atibaia também compreende a execução da parte de recalque e que será executada em trajeto de 1.634 metros em área rural. “Até o fim das obras, a segunda linha de adução do Rio Atibaia terá 3.834 metros e permitirá a Valinhos captar mais 90 litros por segundo, que corresponderá a 7,7 milhões de litros por dia na rede”, explicou o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

Atualmente, Valinhos capta do Rio Atibaia o equivalente a 250 litros por segundo, ou seja, 21,6 milhões de litros por dia. Contudo, com os 90 litros por segundo a mais, o município alcançará a captação de 340 litros por segundo, que corresponderá ao total de 29,3 milhões de litros de água bruta por dia no sistema de tratamento de Valinhos. O destino final será a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

A tubulação da nova adutora é em tubo de ferro fundido DN 400mm. A empresa que está responsável pela execução da obra, por meio da Tomada de Preços nº 1/2022, é a Conesan. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.