25 AGO 2022
DAEV
Por mais água para Valinhos, DAEV faz testes do trecho por gravidade da nova adutora do Rio Atibaia nesta quinta-feira (25)

Ação, que é um dos itens principais do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara em investimentos na área de saneamento, é necessária para início de operação da nova linha de captação

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) faz nesta quinta-feira os testes para verificação do funcionamento do trecho por gravidade da nova adutora do Rio Atibaia. Interligada à rede antiga na última semana, a tubulação com 2,2 mil metros deve permitir à Autarquia Municipal a adução de aproximadamente 3 milhões de litros por dia.  A obra é um dos principais itens de investimento do plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara na área de saneamento básico para Valinhos.

“O DAEV está fazendo o possível para que a cidade não sinta os reflexos da estiagem deste ano, que conforme os dados do PCJ iniciou com dois meses de antecedência. É um esforço muito grande por parte da equipe e que merece todo o reconhecimento da cidade”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi, a etapa de testes da nova linha de captação do Rio Atibaia compreende o enchimento total da tubulação, a verificação se há algum possível vazamento, o funcionamento dos registros e das ventosas, para que os 35 litros por segundo cheguem à Estação de Tratamento de Água (ETA) II. Além disso,  também são finalizadas as caixas de inspeção das ventosas. “É uma obra complexa e que exige todos esses cuidados, para que possa entrar em operação de forma segura, conferido à cidade mais capacidade hídrica no momento no qual ela tanto precisa”, disse.

Ainda segundo o representante da autarquia, a partir da captação dos 35 litros por segundo, o sistema de abastecimento contará com a média de mais 126 mil litros por hora, correspondendo a 3 milhões de litros de água por dia. “Levando-se em consideração que o consumo per capita por habitante ao dia em Valinhos é de cerca de 180 litros, o volume dará para atender em média mais 17 mil pessoas por dia”, explicou Gasi.

Além do novo trecho por gravidade em área urbana, com seus 2,2 mil metros já concluídos, a nova adutora do Rio Atibaia terá o trajeto total de 3.834 metros. A outra parte da extensão terá 1.634 metros e será em área rural, em trecho de recalque. A tubulação da nova linha adutora é em tubo de ferro fundido DN 400mm.

Com a conclusão total da nova adutora, o DAEV conseguirá captar mais 90 litros por segundo, o que representará, aproximadamente, a mais de 7,7 milhões de litros por dia no sistema de abastecimento da cidade.

A empresa que está responsável pela execução da obra, por meio da Tomada de Preços nº 1/2022, é a CONESAN Construção e Saneamento Ltda - EPP (CREA/SP 0344566). Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.