31 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Valinhos é representada em Seminário sobre Violência Doméstica em SP
A Guarda Civil Municipal de Valinhos foi representada no III Seminário sobre Violência Doméstica: Guardiã Maria da Penha: Avanços, entraves e mitos sobre a violência doméstica, realizado pela Prefeitura de São Paulo entre os dias 24 e 26 no Clube Hebraica, na capital paulista. O evento teve como objetivo promover discussões e estimular a conscientização acerca da violência doméstica, além de debater sobre os principais avanços e desafios no trabalho de combate à violência e de proteção às mulheres.

"Estamos avançando muito em ações e políticas públicas voltadas para a proteção da mulher e a capacitação dos servidores municipais em eventos como seminários, palestras e cursos vai ao encontro dessa meta, de poder oferecer o melhor atendimento para as mulheres vítimas de violência quando necessário", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Conforme a subinspetora GCM Rose, que representou a corporação, foram abordados assuntos como avanços e eficácia da Lei Maria da Penha, cultura, desigualdade de gênero, revitimização, garantia de direitos e outros que acercam a temática atual vivida pelas mulheres. "Foi muito honroso estar nesse meio adquirindo conhecimentos e novas experiências para ajudar no trabalho diário de proteção e acolhimento da mulher, seja ela vítima ou não de violência doméstica", ressaltou a subinspetora.

Nesta linha, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, resumiu que a prefeita Capitã Lucimara vem dando total apoio às ações em prol da proteção da mulher. "Neste mês de agosto houveram diversas ações voltadas para o Agosto Lilás, e em setembro vamos iniciar a segunda turma de ensinamento de técnicas de defesa pessoal para mulheres, ampliando o fortalecimento da cultura de respeito entre as pessoas", explicou Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, disse que a corporação apoia a participação dos agentes em atividades de aprendizado que notadamente são voltadas para gerar conhecimento para a tropa e em benefício da população, e no caso da Guardiã Maria da Penha é mais relevante, pois se trata de um projeto que teve início recente na cidade. "Temos a preocupação de agregar experiências para aprimorar nosso trabalho no atendimento das mulheres", resumiu.
Local: Valinhos