06 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura realiza curso de requalificação dos agentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Segurança Pública e Cidadania, iniciou a realização de curso de requalificação anual de todos os agentes da Guarda Civil Municipal, atendendo a matriz curricular estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. Denominado Estágio de Qualificação Profissional (EQP), a capacitação visa manter o guarda municipal sempre atualizado com leis e normas essenciais ao desempenho de suas tarefas, reavaliar sua capacidade técnica operacional, além de habilitá-lo para novas técnicas, acompanhando a evolução da sociedade local e da inovação tecnológica.

"Importante salientar que nossa Guarda Civil Municipal desempenha papel importante na segurança pública da cidade, integrando as ações com as Polícias Militar e Civil, e assim sendo é imprescindível que os agentes estejam sempre atualizados com questões como preservação da vida humana, segurança cidadã e atendimento ao público, entre outras tão importantes para o trabalho diário de segurança da nossa população" destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Sob execução do inspetor GCM Pelegrini, o Estágio de Qualificação Profissional está dividido em turmas, que serão atendidas até esta sexta-feira, dia 9, com meta de atender toda a tropa, na própria base da Guarda Civil Municipal, no bairro Bom Retiro. Num primeiro momento, os guardas municipais retomam as formações de ordem unida e, na sala de aula, é revisto os ensinamentos originários da formação, com principal objetivo transmitir conhecimentos técnicos e científicos para aprimoramento constante da corporação.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, essa capacitação visa, conforme os princípios doutrinários da segurança pública municipal, manter o agente guarda municipal sempre atualizado com leis e normas essenciais ao desempenho de suas tarefas, reavaliar sua capacidade técnica operacional, além de habilitá-lo para novas técnicas, acompanhando a evolução da sociedade local e da inovação tecnológica.

Nesta linha, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que o Estágio de Qualificação Profissional permite o reordenamento de assuntos como disciplina, hierarquia e justiça entre os agentes, que precisam ser periodicamente pontuados para manter a unicidade da tropa em prol da segurança da sociedade. "Muitas vezes, o tempo passa e existe a necessidade de retomar os ensinos fundamentais do porquê somos agentes de segurança e nosso trabalho fundamental para a população. A requalificação permite isso", explicou o comandante.