06 SET 2022
SAÚDE
Na semana do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, Prefeitura promove roda de conversa com alunos da EMEB Cecilia Meireles na Campanha do Setembro Amarelo

O próximo sábado, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, dentro da Campanha do Setembro Amarelo, segue com as ações de conscientização e valorização da vida, voltadas principalmente para os jovens da cidade. Na noite dessa segunda-feira (5), a equipe da Saúde Mental da rede municipal promoveu uma roda de conversa com cerca de 100 alunos da EMEB Cecilia Meireles, que abordou o tema “Valorização da Vida – Uma abordagem no contexto escolar”.

“Esse tipo de ação é importante, pois as pessoas precisam saber que tem uma rede de apoio, precisam ouvir palavras de conforto e saber que elas tem com quem contar, seja através de atendimentos profissionais ou da família. Precisamos de olhar mais atento e tomar como prioridade os cuidados com pessoas que sofrem com essa angustia profunda”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os alunos que participaram da roda de conversa são do EJA (Educação de Jovens e Adultos), desde a alfabetização até o último ano do fundamental 2. No encontro eles participaram de uma integração, na qual explanaram seus pensamentos em relação a Saúde Mental e contaram suas experiências de vida.

Ainda, os participantes elencaram fatores que desencadeiam sentimentos que não os fazem bem, entre eles: falta de amor próprio; não ser correspondido nas relações; falta de saúde; desigualdade social e financeira e julgamentos pela aparência.

“Estamos no início da campanha e já conseguindo alcançar tantas pessoas, temos ainda o mês inteiro de ações importantes para incentivar nossos jovens sobre a importância da vida e apoiá-los, mostrando que não estão sozinhos. Setembro é um mês muito significativo, mas esse apoio deve acontecer o ano inteiro”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, lembrado no dia 10 de setembro, foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de alertar e chamar a atenção das autoridades e da sociedade sobre o tema. Em 2014, a campanha Setembro Amarelo passou a ser realizada no Brasil anualmente.

O mês de setembro foi o escolhido devido a história do jovem americano Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, em setembro de 1994. O amarelo representa a campanha, pois Mike tinha um carro da mesma cor e, durante sua despedida, seus familiares distribuíram mensagens com fitas amarelas em apoio as pessoas que enfrentam transtornos mentais e emocionais.

Programação Setembro Amarelo

12 a 17 de setembro – Tema da semana: Uma Fala, uma Escuta e um Acolhimento
Aferição de pressão arterial e controle de diabetes
Horário: das 09h00 às 12h00
12/9 - Terminal rodoviário
13/9 - Largo São Sebastião
14/9 - UBS Portugal
15/9 - UBS São Bento
16/9 - UBS São Marcos

19 de setembro – Palestra e bate-papo com a atleta Ana Lídia Borba
Ação e Superação
Plenário Ulysses Guimarães - Câmara Municipal - das 9h00 às 11h00

21 de setembro – Roda de conversa
O valor da vida na terceira idade
Centro de Convivência do Idoso – às 14h00

28 de setembro - Palestra com André Luiz Rosa
Renovando a vontade de viver
Grupo Rosa e Amor - às 19h30

30 de setembro – Seminário Repensando e Valorizado a Vida
13h00 - Recepção e abertura com André Luiz Rosa e poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes;
13h30 - “Ouvindo vozes” - Leonardo Duart Bastos, psicólogo e psicoterapeuta
14h30 - Intervalo
15h00 – "Prevenção: saber, acolher e intervir” - Dr. Celso Garcia Junior, médico psiquiatra
16H00 – Encerramento