06 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Obras do novo Centro de Operações de Inteligência de Valinhos avançam para nova fase
As obras do novo Centro de Operações de Inteligência (COI) da Prefeitura de Valinhos, que está sendo instalada na sede da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, avançam esta semana para a fase intermediária, com o assentamento do piso elevado e abertura dos vãos nas paredes para instalação das portas de vidro. Com praticamente metade do serviço realizado e finalização das intervenções de alvenaria, as próximas etapas contemplarão o acabamento e instalação dos armários planejados. Paralelamente, agentes de segurança que vão atuar com o sistema de monitoramento de veículos por câmeras estão em fase de treinamento.

A prefeita Capitã Lucimara falou a respeito do andamento da obra. "Semana passada, estive na base da Guarda Civil Municipal para fiscalizar a obra e observei que está caminhando a contento, e também acompanhei as aulas de treinamento do sistema de monitoramento. É algo muito importante para a população de Valinhos, já que a cidade estava à margem do uso de tecnologia e inteligência no combate a criminalidade, mecanismos cada vez mais presentes em todas as forças de segurança do Brasil, visto que o crime também encontra novas saídas para continuar atuando", destacou a prefeita.

Nesta terça-feira, dia 6, as placas de piso que compõe o assoalho elevado foram instaladas em cima dos pedestais. De acordo com o inspetor GCM Robson Cleber, o sistema foi adotado para proporcionar funcionalidades, como permitir a passagem da instalação de eletrodutos embaixo do piso, permitindo instalação de computadores e mesas em qualquer lugar e sua mudança de lugar quando necessário, sem que seja necessário uso de extensões elétricas que ficam a mostra no ambiente.

Outra intervenção que aconteceu na semana passada e começo desta foi a abertura de vãos nas paredes para receber as portas de vidro. Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, o trabalho foi intenso já que o imóvel que sedia a Guarda Civil Municipal é antigo e tem uma edificação mais sólida, exigindo mais esforço dos funcionários para romper as paredes. "É uma fase necessária, temos diversas formas de intervenções na obra e no dia a dia da segurança, porém todas convergindo para a conquista de implantação do COI" destacou.

Aparecido Ignácio, comandante da Guarda Civil Municipal, acrescentou que a corporação está avançando a passos largos rumo aos 40 anos de atividades, que será comemorado o ano que vem. "A prefeita Capitã Lucimara tem dado atenção especial para a segurança da cidade, não somente aos agentes da corporação investindo em armamentos, viaturas e treinamentos constantes, mas também à infraestrutura como obras e reformas para acolher o bom andamento do trabalho dos guardas municipais", colocou.
Local: Valinhos