09 SET 2022
CULTURA
Projeto da Prefeitura, Oficina de Contação de Histórias continua a receber elogios da população valinhense

A Oficina de Contação de Histórias, realizado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura, vem recebendo elogios da população valinhense. O curso já está na sua segunda turma e conta com uma média de 15 alunos que são lecionados pela professora Maria Clara Teixeira.

“Estamos sempre aprimorando os nossos cursos e procurando a realização de novos para a nossa população. A Oficina de Contação de Histórias foi um sucesso, tanto que já está no segundo módulo e tem recebido bons retornos de alunos que gostaram do curso. Além desse curso, são desenvolvidas outras atividades nos nossos Centros Culturais de forma gratuita, para desenvolver e trazer oportunidades para os valinhenses”, ressalta a Prefeita Capitã Lucimara.

“Apesar de já ter feito algumas contações de histórias de forma amadora como professora dos anos iniciais, o curso me apresentou técnicas importantes para lapidar esse trabalho, deixando as histórias mais atrativas e chamativas para crianças de diferentes idades. Gostei muito do curso e indico, além de ter sido uma oportunidade riquíssima de troca com outros educadores e profissionais que atuam com crianças”, relata a professora Cibele Madai Inácio.

O curso é dividido em 6 encontros em que são abordados assuntos referentes aos princípios básicos do teatro através de jogos de improviso, cantigas e manipulação de bonecos e objetos lúdicos.

Para Sônia Ribeiro, aluna do curso que fez parte dos dois módulos, conta que o que despertou o interesse nela foi o seu trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, mas que gostou tanto que continuou frequentando as aulas. “Fiquei tão encantada pelo curso e pelo trabalho desenvolvido pela professora que resolvi continuar com o segundo módulo. Pretendo assim, continuar com outros cursos, pois através das aulas percebi o grande recurso que elas possuem para o desenvolvimento das crianças, pois além de ajudar na criatividade e afetividade, elas ajudam na imaginação”, conta a estudante Sônia Ribeiro de Brito.