12 SET 2022
SAÚDE
Na programação do Setembro Amarelo, Prefeitura de Valinhos leva aferição de pressão arterial e controle de diabetes em diversos pontos da cidade nesta semana

Dando seguimento na programação do Setembro Amarelo deste ano, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promove durante toda esta semana uma ação chamada “Uma Fala, uma Escuta e um Acolhimento”, que vai levar profissionais da área da saúde para realizar aferição de pressão arterial e controle de diabetes em diversos pontos da cidade, das 9h00 às 12h00. Nesta segunda-feira, 12 de setembro, a equipe esteve no Terminal Rodoviário.

“Este ano nossa programação está focada em ações de conscientização e valorização da vida, voltadas principalmente para os jovens da cidade. Queremos mostrar que eles não estão sozinhos e que suas vidas são importantes para todos nós”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Além do Terminal Rodoviário nesta segunda, a equipe estará no Largo São Sebastião na terça-feira (13), na UBS Portugal na quarta-feira (14), na UBS São Bento na quinta-feira (15) e na UBS São Marcos na sexta-feira (16).

De acordo com a Secretaria da Saúde, cuidar da saúde física implica diretamente na saúde mental do ser humano, visto que as maiores causas de suicídio, além dos transtornos mentais, são as doenças físicas e/ou terminais, além também dos fatores sociodemográficos e ambientais.

Programação Setembro Amarelo

12 a 16 de setembro - Uma Fala, uma Escuta e um Acolhimento
Aferição de pressão arterial e controle de diabetes
Horário: das 09h00 às 12h00
12/9 - Terminal rodoviário
13/9 - Largo São Sebastião
14/9 - UBS Portugal
15/9 - UBS São Bento
16/9 - UBS São Marcos

19 de setembro – Palestra e bate-papo com a atleta Ana Lídia Borba
Ação e Superação

21 de setembro – Roda de conversa
O valor da vida na terceira idade
Centro de Convivência do Idoso – às 14h00

28 de setembro - Palestra com André Luiz Rosa
Renovando a vontade de viver
Grupo Rosa e Amor - às 19h30

30 de setembro – Seminário Repensando e Valorizado a Vida
13h00 - Recepção e abertura com André Luiz Rosa e poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes;
13h30 - “Ouvindo vozes” - Leonardo Duart Bastos, psicólogo e psicoterapeuta
14h30 - Intervalo
15h00 – "Prevenção: saber, acolher e intervir” - Dr. Celso Garcia Junior, médico psiquiatra
16H00 – Encerramento