12 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura dá início a nova turma de defesa pessoal para mulheres nesta 4ª feira
Tem início nesta quarta-feira, dia 14, a segunda turma de técnicas de defesa pessoal para 25 mulheres, ação implantada na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha, com objetivo de capacitar o público feminino de forma gratuita a ter noções básicas para se defender de agressores aprendendo noções de evasão, saídas de agarramento e esganadura e movimentos circulares. A aula inaugural será às 8h30 na sede da Guarda Civil Municipal de Valinhos.

A prefeita comentou que a criação do curso de defesa pessoal para mulheres foi um sucesso, o que abriu as portas para que as primeiras participantes elevassem o nível de confiança e encorajamento pessoal, ao mesmo tempo em que abriu a oportunidade de diálogos na sociedade sobre o respeito mútuo entre as pessoas. "Os eventos que estamos realizando no âmbito da administração municipal, junto com outros órgãos públicos e iniciativa privada, estão cada vez mais tornando o combate à violência doméstica uma pauta recorrente na sociedade", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, serão oito aulas gratuitas, uma por semana e sempre às quartas-feiras de manhã, na sede da Guarda Civil Municipal, voltadas para mulheres com idade acima dos 18 anos, ensinando noções básicas para se livrar de situações de risco. Ele acrescentou que muitas inscrições foram recebidas de todos os cantos da cidade, e que houve uma escolha para tornar o grupo heterogêneo.

"Nossa meta é fazer com que as participantes sejam multiplicadoras e promotoras das ações do curso de defesa pessoal, e para isso queremos ter representantes no curso de diversas idades, que atuam em diversos locais e em diferentes áreas sociais. Ou seja, que as mulheres não participem apenas das aulas de forma presencial, mas promovam o combate à violência doméstica onde elas atuam, seja no trabalho, na escola, na academia, em qualquer lugar", explicou o secretário Cruz.

Conforme o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, nas aulas serão transmitidas situações mais comuns de risco no cotidiano como importunação sexual, violência doméstica e sexual e como sair delas, cujo conteúdo será ministrado por guardas municipais graduados em artes marciais e defesa pessoal. "Na maioria das vezes a agressão acontece de forma isolada, sem ninguém por perto para ajudar, e nestas horas ter o mínimo de capacitação para enfrentar o agressor e se livrar da situação violenta pode ser determinante para preservar a vida", destacou o comandante.

A coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, subinspetora GCM Rose, acrescentou que a corporação está atuante no cumprimento da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que no mês de agosto completou 16 anos de vigor voltado à proteção de mulheres em situação de violência por meio de atuação preventiva e comunitária. "O trabalho de prevenção é o mais importante, pois a mulher em situação vulnerável pode tomar atitudes para evitar a agressão. Porém, se o ataque acontecer, se defender e sair da situação de risco é fundamental para se afastar do agressor e buscar ajuda", disse.
Local: Valinhos