13 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Com o Programa Valinhos Agro, ações voltadas ao setor pela Prefeitura em Valinhos celebram o Dia Mundial do Agrônomo

A administração municipal em Valinhos tem promovido uma série de ações para valorização do setor agrícola da cidade por meio do Programa Valinhos Agro. Para isso, a Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem investido no trabalho técnico, em seu Departamento de Agricultura, com profissionais da área em apoio ao homem do campo. Nesta terça-feira, 13 de Setembro, em especial, entre aqueles que oferecem suporte aos agricultores locais, tanto pelo Programa Municipal, quanto de maneira privada, está o agrônomo, cuja categoria comemora na data de hoje o ‘Dia Mundial do Agrônomo’, profissional que é fundamental no sucesso da agricultura, que cuida do manejo de diferentes culturas e consegue planejar o cultivo de forma a garantir uma produção otimizada, indicando tecnologias e conhecimentos cientificamente embasados para a eficiência da atividade agrícola.

“O Programa Valinhos Agro, criado nesta gestão, é de extrema importância para aproximar os agricultores do poder público e estabelecer ações que contribuam no desenvolvimento agrícola da cidade, além de auxiliar e apoiar os grandes e pequenos produtores locais, por meio de uma equipe técnica que inclui também o profissional de agronomia. Promovemos visitas frequentes nas propriedades sempre atentos às necessidades e fornecendo orientações para um melhor cultivo. Aos agrônomos que atuam em nossa cidade, região, país e no mundo todo, nossos parabéns pelos conhecimentos e profissionalismo”, diz a prefeita Capitã Lucimara.

Além de visitas periódicas, com o suporte técnico e mapeamento de todas as propriedades rurais de Valinhos, a equipe do Departamento de Agricultura desempenha uma série de atividades para o desenvolvimento do setor. Em abril, por exemplo, com o objetivo de diagnosticar informações e demandas estratégicas para subsidiar políticas públicas e ações de apoio à agricultura familiar em Valinhos, a Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, formalizaram uma parceria, por dois anos, para buscar o desenvolvimento rural do município.

O secretário Rafael Agostinho, acrescenta que dentre as propostas da parceria está o acompanhamento, por 1 ano, nas propriedades, tanto dos jovens quanto dos seus pais visando a aplicabilidade de um programa de apoio ao jovem rural. “A parceria com a Embrapa é de extrema importância, pois é possível fazer um diagnóstico detalhado a ser aplicado, de forma amostral, para conhecimento das dimensões social, econômica, ambiental, agronômica e de governança do conjunto de agricultores do município”, destaca.

Também recentemente, em julho, pensando na preservação do meio ambiente, houve pela Prefeitura o recolhimento de mais de 5.900 embalagens vazias de defensivos agrícolas, com o apoio dos produtores rurais do município. A ação que fez parte do projeto Dia Verde-Azul, contou com a presença da Prefeita Capitã Lucimara e teve como objetivo incentivar e apoiar os produtores a realizarem o descarte correto desses resíduos. A ação foi uma parceria com a Associação Agrícola de Valinhos e região, Sindicato Rural e Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro Macuco.

“Já em maio, promovemos uma Missão Empresarial com a participação de nossa equipe técnica e de agricultores. Em visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, maior feira de tecnologia da América Latina, voltada para o setor do Agronegócio, 60 produtores rurais de Valinhos participaram da Missão organizada pelo Sindicato Rural e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – Unidade Valinhos), com o objetivo de contribuir com os empresários e produtores rurais locais lhes proporcionando a participação no evento em busca de network e conhecimento”, conta o secretário.

Saiba mais

O Dia Mundial do Agrônomo, comemorado em 13 de Setembro, tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor agropecuário, da agricultura ou da agronomia. Muitas pessoas confundem o Dia do Agrônomo (13 de Setembro) com o Dia do Engenheiro Agrônomo (12 de Outubro), data esta que marca a regulamentação da profissão no país, através do Decreto de Lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933.

A disciplina, cujo nome quer dizer “manejo do campo”, chegou no Brasil no fim do século 19. Aqui, a primeira escola de agronomia foi fundada em 1875 em São Bento das Lajes, na Bahia, e tinha por objetivo a formação de mão de obra especializada para o cultivo da lavoura no país, que começava a receber os primeiros imigrantes europeus para trabalhar no campo.

Em 1966, sob o governo Costa e Silva, a profissão passou a ser normatizada também pela Lei Federal 5.194/66. Ela prevê, por exemplo, que o termo correto para designar a ocupação não é “agrônomo”, mas sim “engenheiro agrônomo”. Porém, como ela foi publicada em 24 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro Agrônomo em 12 de outubro, data em que Vargas criou os conselhos em 1933.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos