13 SET 2022
SAÚDE
Sala de pequenas cirurgias na UBS Paraíso inicia os atendimentos com aprovação da população

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, deu início nessa segunda-feira (12), aos atendimentos na sala de cirurgias de pequeno porte na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Paraíso. No local serão feitos procedimentos como vasectomia, conização e pequenas cirurgias plásticas como retirada de pinta. A ação foi elogiada pela população, que aprovou a nova estrutura.

“Estamos muito felizes em dar esse passo a mais para atender a todos os pacientes que aguardam por essas cirurgias de pequeno porte. Além da nova sala de pequenas cirurgias, estamos trabalhando também para atender a demanda de cirurgias eletivas que a cidade possui. Encaminhamos mais de 1.100 pacientes para a realização dos procedimentos nos últimos 60 dias, através dos Mutirões do Estado, Santa Casa e CROSS”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Maria Odete Vicentini Araújo foi uma das primeiras pacientes a passar por procedimentos no novo centro cirúrgico. “Estou muito feliz, vou fazer uma cirurgia no meu braço, graças a Deus e as pessoas que conseguiram esse centro. Isso é muito bom pra cidade de Valinhos, então quero agradecer”, comentou.

Já Luiz Roberto de Siqueira Júnior foi acompanhar sua irmã e aprovou a estrutura. “Prefeita Capitã Lucimara, quero agradecer por estar a frente do poder público da nossa cidade, por você e sua equipe terem se organizado para trazer os procedimentos de pequenas cirurgias para cá, pois vai facilitar para todos nós”, disse.

As obras para adaptação do pequeno centro cirúrgico tiveram início no mês de julho e, além da sala de pequenos procedimentos, foram adequadas salas para preparação dos cirurgiões, pacientes e, ainda, sala de observação/recuperação quando necessário, nas áreas de urologia, dermatologia e ginecologia.

“Temos toda a estrutura e insumos necessários para realizar esses pequenos procedimentos com total segurança para os pacientes”, comentou o secretário interino da Saúde, Marcelo Cosentini.

Cirurgias Eletivas

Com o objetivo de atender a demanda de pacientes que aguardam por cirurgias eletivas na cidade, que foram paralisadas durante a pandemia, a Prefeitura encaminhou cerca de 1.100 pacientes para a realização dos procedimentos nos últimos 60 dias. Através do Mutirão do Estado, a Prefeitura encaminhou 250 pacientes para a Santa Casa de Valinhos, sendo que 45 já passaram pela cirurgia e o restante está previsto para os próximos dias.

Concomitante a isso, pacientes da cidade também são encaminhados para a realização de cirurgias através do sistema CROSS do Governo Estadual. Em julho foram encaminhados 310 pacientes, em agosto foram 466 e, no início de setembro, mais 147 pacientes para o mutirão de cirurgias de vesícula do Governo do Estado (que foi realizado no primeiro final de semana do mês na Unicamp) que, através da DRS 7- Diretoria Regional de Saúde, disponibilizou 1.200 vagas para toda a região de Campinas, portanto 11,41% dos pacientes, deste total, de Valinhos. A demanda para procedimentos de vesícula no município é de cerca de 200 pessoas.

Local: Valinhos