13 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guardas municipais são certificados em novos cursos de aprimoramento

Agentes da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Valinhos passaram por cursos e treinamentos recentes que agregam conhecimento para a tropa, tornando a corporação cada vez mais preparada para enfrentar diariamente o combate e violência urbana e promover a segurança da população. As atividades envolveram os temas violência contra a mulher e proteção de áreas e pessoas com emprego de cães de guarda.

"Vejo que é importante para nossa corporação participar de atividades de atualização e reciclagem, pois hoje vivemos um mundo dinâmico e as mudanças acontecem de forma rápida. Por isso vejo como positiva a busca da Guarda Civil Municipal de participar de cursos e treinamentos, que fortalecerão ao mesmo tempo a atuação dos guardas municipais na segurança da cidade e o oferecimento para as pessoas de ações de segurança mais eficientes", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Entre os dias 24 e 26 de agosto, a Guarda Civil Municipal foi representada pela subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, no III Seminário sobre Violência Doméstica realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana da Cidade de São Paulo. Abordando o tema "Guardiã Maria da Penha: Avanços, Entraves e Mitos sobre a Violência Doméstica, em 20 horas de atividades foram focados vários aspectos da aplicabilidade da lei, com profissionais de atuam nos setores de segurança e jurídico.

Na semana passada, entre os dias 8 e 9, os agentes integrantes do Canil subinspetora GCM Mara e GCMs Lopes e Tonini participaram do Workshop de Figuração e Cães de Guarda e Proteção com a Equipe K9 Jorge Soares Brasil, em Louveira. O curso, ministrado pelo instrutor Jorge Soares, teve como objetivo melhorar a técnica e movimentação dos figurantes, potencializando a performance dos cães de proteção e patrulha.

"O workshop foi direcionado para fortalecer entre os cães e seu condutor os alertas de latidos e também para intimidar o invasor de áreas e imóveis, assim como treinamento para ataque e defesa de agressões", explicou a subinspetora GCM Mara. De acordo com ela, o cão de guarda é a espécie utilizada para guardar e proteger imóveis contra acessos não autorizados, aproveitando os próprios instintos naturais de proteção herdados de seus ancestrais.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, acrescentou que a Guarda Civil Municipal de Valinhos é uma das tropas mais bem preparadas do Estado de São Paulo e do Brasil, que por vezes recebe representantes de cidades que estão buscando implantar a corporação em suas localidades, bem como usar uma experiência daqui. "Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, apenas 21,3% dos municípios informaram a existência de guarda municipal, e dessas poucas se aprofundam em cursos e treinamentos como fazemos aqui, preparando e fortalecendo o agente para combater a criminalidade como deve ser", explicou o secretário Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio disse que a corporação continua investindo em cursos e aprimoramentos constantes para deixar os guardas sempre preparados no dia a dia de trabalho. "Pode parecer invisível, mas sabemos que os métodos por nós adotados têm representado bons índices de segurança para nossa cidade".