15 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura avança na fase de acabamento das obras de Segurança do Centro de Operações de Inteligência na Guarda Civil Municipal

As obras do Centro de Operações de Inteligência (COI) da Prefeitura de Valinhos estão a todo vapor e esta semana entrou na fase de acabamento, com a instalação das portas de vidro e finalização do piso elevado. Também foram concluídas as instalações elétricas no assoalho, que darão um design moderno e funcional para o ambiente. Na próxima semana, começarão a instalação dos móveis planejados. A sala do COI faz parte do projeto da prefeita Capitã Lucimara Godoy de aperfeiçoamento e fortalecimento da segurança da cidade, utilizando inteligência artificial e tecnologia na prevenção e combate à criminalidade.

"Já avançamos em muitos investimentos na segurança da população de Valinhos, sendo o COI o ponto alto destas ações, alinhando Inovação, Tecnologia e Segurança. Logo, a sala do COI estará pronta e paralelamente instalamos os primeiros pontos de monitoramento por câmeras, que vamos ampliar no ano que vem. Logo também vamos instalar as câmeras speed dome 360° que estavam sem uso na área central e foram recuperadas. Estamos estudando a implantação de outras formas de observação e monitoramento, que deixarão o município na vanguarda da segurança pública com todo este conjunto", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, fortalecendo a tropa da Guarda Civil Municipal, em breve serão convocados os candidatos aprovados em concurso público, elevando em cerca de 30% o contingente da tropa da corporação. "De forma inédita, os novos agentes deverão ser formados já dentro da Academia de Formação e Aperfeiçoamento da GCM, cujo Projeto de Lei está em análise na Câmara Municipal" disse o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Em outra frente da implantação do Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal de Valinhos, a prefeita Capitã Lucimara pretende, em 2023, ano que a corporação completará 40 anos de atividades em prol da segurança da cidade, ampliar para pelo menos 20 o número de pontos de monitoramento por câmeras, fortalecendo o uso da inteligência artificial e tecnologia para defesa social. "Será um ano para consolidar as políticas de segurança pública, elevando a cidade para um grau superior de tranquilidade social" explicou a prefeita.

APRIMORAMENTO

Os agentes que passaram por treinamento do sistema inteligente de monitoramento estiveram na semana passada em uma imersão de trabalho na cidade de Indaiatuba, no Centro de Operações e Inteligência local, aprendendo na prática sobre particularidades do sistema como despacho de viatura, monitoramento, manutenção, desenvolvimento de tecnologia e inteligência.