15 SET 2022
GABINETE DA PREFEITA
SEGURANÇA PÚBLICA
Em ranking nacional de competitividade, Valinhos melhora índices e se destaca entre as quatro melhores cidades em Qualidade da Saúde, 5º em Segurança e 8º em Educação

Ainda, a cidade é a 4ª colocada em cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre as cidades da RMC

Valinhos é considerada a 4ª melhor cidade do Brasil em Qualidade da Saúde e a 5ª em Segurança pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado pelo Centro de Liderança Pública na quarta-feira, 14 de setembro, apresentando um salto de 47 posições em Qualidade de Saúde, em relação a última edição. A pesquisa, que avalia municípios com mais de 80 mil habitantes, analisou o desempenho da cidade no ano de 2021 e, além da Saúde e Segurança, Valinhos conquistou ótimas posições também em outros indicadores como Educação, na 8ª colocação nacional. Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas, Valinhos é considerada a 4ª melhor em cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a 23ª colocada no ranking geral do Brasil. Ainda, é o 9º melhor município do país na categoria Erradicação da Pobreza.

“Este salto de 47 posições no indicador Qualidade da Saúde nos mostra que estamos no caminho certo e reflete o trabalho que temos feito para transformar a Saúde de Valinhos, sempre pensando no Paciente em 1º lugar, que é um dos pilares do nosso plano de governo desde o início da gestão. Como a pesquisa analisa o ano anterior, o esperado é que quando a próxima edição for divulgada, analisando 2022, a cidade salte ainda mais e conquiste melhor posição. Vamos avançar ainda mais e estamos focados nisso”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O ranking considera três cenários como pilares: Economia, Instituições e Sociedade. Neste último, que avalia os indicadores Qualidade da Saúde, Educação, Segurança, Saneamento Básico e Meio Ambiente, Valinhos apresenta os melhores resultados e a Prefeitura tem trabalhado para avançar também nos outros cenários.
No indicador Geral, que analisa as cidades como um todo, Valinhos saltou da 68ª posição na última edição, para 62ª colocação neste ano.

“Essas pesquisas são importantes para nós como poder público, pois nos oferecem indicadores importantes para fazer a cidade avançar. Todos os resultados são colocados no nosso radar para serem estudados e, a partir disso, criadas soluções que na prática vão levar Valinhos para as primeiras posições em todas as categorias futuramente. Essa é a nossa meta sempre, entregar a melhor cidade para a população”, comentou a prefeita.

Desde 2021, a gestão da prefeita Capitã Lucimara tem avançado em investimentos nas mais diversas frentes avaliadas pela pesquisa. Na área da Saúde, por exemplo, além do convênio firmado com a CISMESTRO, a cidade tem trabalhado no Programa Paciente em 1º Lugar, com avanços na compra de medicamentos (já com 90% em estoque), cirurgias eletivas (com mais de 1,1 mil pacientes já encaminhados), consultas e exames, como os mutirões de oftalmo já realizados, nova sala de pequenas cirurgias na UBS Paraíso, entre outros avanços. Na Segurança, a implantação do COI – Centro de Operações de Inteligência, com investimento inédito em câmeras de monitoramento com softwares de inteligência e integração entre as forças policiais, sem contar os investimentos na renovação da frota, nos armamentos, na capacitação dos guardas, na Patrulha Guardiã Maria da Penha e outros investimentos. Na Educação, os mais de 14 milhões investidos em projetos pedagógicos para avançar na Qualidade da Educação dos alunos do Infantil ao Fundamental, e ainda a integração com a Tecnologia com as telas interativas adquiridas para as escolas e projetos inteligentes em todas as salas de aula, em instalação.

Local: Valinhos