20 SET 2022
GABINETE DA PREFEITA
SAÚDE
Com queda nos casos de Covid-19, Prefeitura estabelece novas regras sobre uso de máscaras e controle da disseminação da doença na cidade

Com apenas 10 casos confirmados nos últimos 7 dias, com a menor média diária de casos confirmados desde maio de 2020 e o menor número de óbitos num mês, até o momento, desde o início da Pandemia, a Prefeitura de Valinhos anuncia nesta terça-feira, dia 19, mudanças nas regras sobre uso de máscaras e procedimentos relacionados ao controle da disseminação da Covid-19 na cidade. Assim, permanece obrigatório o uso de máscaras em locais destinados à prestação de serviços de saúde, tais como hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas, fisioterápicas e outras similares. Além disso, a Prefeitura orienta também que as pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis, em ambientes abertos ou fechados, também priorizem o uso de máscaras.

"Tivemos fases críticas da Pandemia na cidade e lamentamos, muito, as 490 mortes ocorridas desde 2020 por Covid em Valinhos. Contudo, face os esforços sobretudo dos nossos profissionais de Saúde e a colaboração intensa da população em participar da vacinação, conseguimos avançar no enfrentamento e, hoje, felizmente, temos um cenário muito melhor, com índices baixos de casos e, felizmente também, com menor número de óbitos num mês, apenas 1 em Setembro, menor índice desde o início da Pandemia. Por isto, e também em sintonia com os protocolos do Estado, avançamos nestas novas regras sem descuidar da doença e orientando, sempre, para que possamos acompanhar o calendário de vacinação contra a Covid, que divulgamos semanalmente", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Até o dia 20 de Setembro, a cidade contabiliza 3,21 casos registrados no mês, o menor desde maio de 2020 e 0,05 óbitos (apenas 1 em setembro), o menor índice desde o início da Pandemia. Nos últimos 7 dias, foram apenas 10 casos registrados, muito diferente do panorama, por exemplo, de janeiro, em que a cidade chegou a registrar 1.200 casos numa semana. Em comparação mais recente (gráfico em destaque) é possível observar a queda gradual de novos casos confirmados em 7 dias.

Mesmo com a queda substancial do número de novos casos, a Prefeitura recomenda alguns cuidados para prevenção da Covid-19 e outras doenças respiratórias, como evitar atividades e ambientes com aglomeração em ambientes pouco ventilados, realizar a lavagem das mãos e o uso de álcool gel a 70% com frequência e manter os cuidados com a higiene pessoal e com a limpeza de superfícies frequentemente tocadas, tais como telefones, botões de elevador, computadores, mesas, mesas de almoço, cozinhas, banheiros. Além disso, idosos e pessoas vulneráveis (com comorbidades) devem evitar a circulação e permanência em ambientes pouco ventilados, assim como o contato com sintomáticos respiratórios.

Novas regras

No Decreto nº 11.349/22, fica determinado o uso de máscaras em locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas, fisioterápicas e afins. Além disso, pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis também devem usar a máscara em ambientes abertos ou fechados.

Ainda, fica estabelecido que pessoas que moram e tiveram contato com positivados para Covid-19 podem frequentar ambientes educacionais, sociais e de trabalho, desde que permaneçam assintomáticos, mas recomenda-se o uso de máscaras, podendo realizar a testagem a partir do 5ª dia do contato até o 14º dia para avaliar se houve infecção pelo vírus.

Já as pessoas que moram e tiveram contato com positivados para Covid-19 e estão sintomáticos, ou pessoas com sintomas respiratórios, não devem frequentar ambientes educacionais, sociais ou de trabalho, devendo procurar o sistema de saúde. Os que possuem teste positivo devem iniciar imediatamente as medidas de isolamento e precaução.

Em relação a ambientes escolares, uso de máscara não é mais obrigatório, no entanto, algumas regras devem ser observadas. As unidades educacionais ainda devem comunicar o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde para o monitoramento eficaz dos casos confirmados de Covid-19 no ambiente escolar. As escolas que possuírem casos confirmados para a doença deverão preencher e encaminhar a Planilha de Monitoramento de Casos/Surtos de Covid-19 para o e-mail epidemiologicavalinhos@gmail.com.

Para a realização de testes rápidos de antígeno nas Unidades Básicas de Saúde, em alunos, professores e funcionários que estejam assintomáticos, e que tiveram contato domiciliar com caso confirmado de Covid-19, sugere-se que a unidade educacional preencha a ficha de encaminhamento para a realização de testes e encaminhe a pessoa ao serviço de saúde, a partir do 5º dia de contato.

Os alunos da rede pública municipal de ensino, inclusive das escolas particulares, com teste positivo para Covid-19, devem fazer a entrega dos documentos médicos (atestados e exame com o resultado da testagem) através de comunicação virtual, enviando esses documentos para o e-mail da escola sede.

No decreto a ser publicado nos Atos Oficiais desta terça-feira, há, inclusive, detalhes sobre o regramento para servidores públicos municipais.

Local: Valinhos