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20 SET 2022
EDUCAÇÃO
Rede municipal de Educação de Valinhos aposta em projeto de gamificação para inovar no aprendizado com a participação da família
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Os avanços no ‘Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora’, implantado pela Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Educação, não param no governo da prefeita Capitã Lucimara. Além dos investimentos em tecnologia digital com a implantação de internet ultra rápida, por meio de fibra ótica em 100% das unidades escolares, de lousas digitais e projetores smart para uso das disciplinas em sala de aula e entrega de notebooks para uso dos professores, a Educação conta a partir de agora com uma nova plataforma on-line, o Mindzup, dentro do Programa Mente Inovadora, da Mind Lab. O Mindzup em Família é uma proposta gamificada, pensada para envolver os alunos e seus familiares em atividades educacionais do Programa Mente Inovadora de forma divertida.

A prefeita Capitã Lucimara destaca que a nova parceria entre a Secretaria de Educação e a Mind Lab, que é líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social com foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, busca estender a jornada de aprendizagem para as famílias dos cerca de 2.800 alunos matriculados na rede pública, por meio do acesso ao Mindzup. 

“A nova atividade, assim como a que já estamos trabalhando em todas as unidades escolares com os kits dos jogos de raciocínio oferecidos pela mesma empresa, desde abril, está inserida na Base Nacional Curricular Comum e propõe um currículo organizado em atividades projetadas para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, éticas e sociais para todos os segmentos escolares. Acreditamos que experiências de gameficação e inovadoras como essa, alinhadas à nova proposta pedagógica, só melhoram a qualidade de ensino na rede municipal”, afirma a prefeita. 

Conforme explica a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o  projeto gamificado é uma oportunidade de vivenciar valores do Programa Mente Inovadora, entre eles: respeito mútuo, aceitar o oponente, trabalho em equipe, envolvimento familiar e obediência às regras. “Com premiações mensais e anual para os mais envolvidos com o projeto, o Mindzup em Família tem o propósito de criar uma rotina de estudo dentro das casas dos estudantes. A plataforma disponibiliza semanalmente uma nova atividade para que, por meio de jogos e reflexões que serão construídos na casa dos participantes, se crie um tempo de qualidade entre o aluno e seus familiares, propiciado a partir do jogar juntos”, completa a secretária. 

De acordo com a empresa, o Mindzup é pensado para os alunos se divertirem aprendendo. Ela está estruturada em quatro pilares: missões diárias em busca de conhecimentos perdidos, estação para reunir avaliações, disponibilizadas pelas escolas em dias e horários marcados; conceito de gamificação, que permite ao aluno avançar em sua jornada de aprendizagem por meio de pontos acumulados; jogos e livros do aluno em versão digital, podendo acessá-lo a qualquer momento e dispositivo. 

Depois de um mês de muita aventura, trocas, aprendizados e interações com os familiares, a aluna que se consagrou campeã com maior número de XPs - nome dado a pontuação gerada a partir da realização de missões dentro da plataforma - foi a Andressa da Silva e Silva, do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Marli Aparecida Borelli Bazetto Professora EMEB. Ao longo do período ela conquistou 7.775 XPs.

Segundo o gerente de Projetos Especiais da Mind Lab, Thiago Zola, o Mindzup é uma oportunidade de inserir a família no processo de desenvolvimento socioemocional proposto a partir das atividades escolares. “Os jogos de raciocínio são aliados fundamentais nesse desenvolvimento. Eles funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano e associados as reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promovendo o desenvolvimento de funções socioemocionais, cognitivas e executivas dos alunos, que os ajudam a construir seu autoconhecimento e o autocontrole”, garante. 

Outros projetos em andamento

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, destaca ainda que os novos projetos pedagógicos implantados a partir de abril têm contribuído positivamente no processo de reforço e recuperar escolar dos alunos após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, a partir no retorno às aulas presenciais em fevereiro.

Além da introdução nas salas de aula dos kits de materiais paradidáticos Mente Inovadora, da Mind Lab, houve o investimento nos materiais do Majog, que também trabalham os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular e são aliados no processo de reforço escolar, assim como a introdução do ‘Leitura em Minha Casa’ que está contribuindo para a ampliação do letramento e para a formação do leitor literário.
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos-SP
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
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