21 SET 2022
SAÚDE
No Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, Prefeitura destaca atendimentos oferecidos na rede municipal de Saúde

Esta quarta-feira, 21 de setembro, é o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, doença neurodegenerativa que afeta, principalmente, pessoas acima de 65 anos de idade. Neste dia, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, destaca o atendimento oferecido pela rede municipal de saúde para pacientes suspeitos e diagnosticados com a doença nos Centros de Especialidades da cidade.

“O Alzheimer é uma doença séria, que atinge não só o paciente, mas também toda a família. Nós, como poder público, temos o dever de oferecer atendimento e tratamento na rede pública de saúde, para ajudar o paciente a ter uma vida mais tranquila e controlada”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O Alzheimer afeta aspectos como memória, linguagem e percepção do mundo, o que causa alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente. A doença ainda não tem cura, mas o tratamento ajuda no controle para uma melhor qualidade de vida.

Em Valinhos, quando o paciente ou o acompanhante apresenta alguma queixa durante a consulta, o procedimento utilizado na rede municipal é feito da seguinte maneira: primeiro, é descartado qualquer outro diagnóstico, como alterações na tireoide, anemia, infecções, ou qualquer outro fator que possa simular sintomas parecidos com o Alzheimer.

Após essa avaliação inicial, o paciente é encaminhado para as especialidades de Neurologia ou Geriatria, dependendo da faixa etária. A partir daí, é feita uma avaliação neurológica do estado mental, através de um teste no qual o paciente responde algumas questões e também uma ressonância de crânio, para detectar o quadro de atrofia do cérebro.

Após o diagnóstico positivo, o tratamento é realizado por meio de medicação de alto custo, fornecido pelo Estado, e o paciente passa a ser acompanhado pelo neurologista ou geriatra, a fim de controlar a progressão da doença.

Os principais sinais de alerta para a doença são: déficit de memória recente, alterações de comportamento, humor e do ciclo de sono e vigília, mudanças na personalidade, dificuldade para realizar tarefas habituais, de raciocínio e para se comunicar, desorientação no tempo e no espaço, diminuição da capacidade de juízo e de crítica, entre outros.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Valinhos, é comum que os primeiros sintomas dos pacientes sejam o esquecimento de acontecimentos recentes, esquecer a comida no fogo, torneira aberta ou repetição de falas com intervalos de tempo curtos, por exemplo.

“Se a pessoa possui histórico familiar positiva para o Alzheimer, é necessário ficar mais atento ainda a esses pequenos sinais que começam a aparecer. Por isso é tão importante os check-ups da saúde com frequência”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Segundo o Ministério da Saúde, alguns hábitos ajudam a prevenir a doença, como ter uma vida ativa e com objetivos, praticar atividade física regular por, pelo menos, 150 minutos por semana, controlar os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes, procurar estudar e adquirir conhecimento, trabalhar a capacidade de concentração e dormir bem.

Local: Valinhos