22 SET 2022
Prefeitura participa de evento de inclusão social Reconecta 2022
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, participou do Reconecta, edição 2022, que é voltado para a inclusão social da pessoa com deficiência, parte da programação do Setembro Verde. Ocorrido em Campinas, o evento nacional foi promovido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, nas últimas terça e quarta-feira, respectivamente 20 e 21 deste mês. As palestras, dinâmicas, pesquisas acadêmicas e outras ações reforçaram a importância da comunicação e tecnologia inclusiva.

“Eventos nacionais trazem em si muitas informações, que podem ser usadas no âmbito do município. Especificamente, o Reconecta vem ao encontro das propostas do nosso plano de governo, que defende a participação integral de todos, por meio da criação de políticas públicas. Nosso governo tem dado atenção especial para as pessoas com deficiência e para as mulheres, porque a sociedade só muda quando todos participam”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, o evento tem por objetivo ampliar e fortalecer o processo de inclusão das pessoas com deficiência nos vários segmentos da sociedade. “Foi discutido o valor de agregar a inclusão para as pessoas e para as empresas.

Esse evento também busca promover o protagonismo das pessoas incluídas, reforçar a necessidade e importância da comunicação e tecnologia inclusiva”, detalhou o secretário.

Também esteve na pauta de debate as chamadas sete barreiras e dimensões da acessibilidade, que são a arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, atitudinal e natural. “O debate sobre as sete barreiras serviu para expor à sociedade a forma de agir para promover ambientes favoráveis à inclusão de forma didática”, acrescentou o secretário.

Setembro Verde em Programação
No dia 26, às 19h30, a Secretaria de Assistência Social, o CMDPD e a OAB da cidade realizarão uma palestra virtual, com o tema Principais Barreiras que Impedem a Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a convidada Lethicia Massolini Romaqueli, que tem deficiência visual. O evento é aberto à sociedade.

No dia 27, a SEL, em parceria com o Estado de São Paulo, o CMDPD participará da abertura do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A programação deste dia inclui as inscrições para o curso de capacitação técnica de Valinhos, se estendendo até dia 30.

Inclusão
Setembro foi considerado o mês oficial da luta pela inclusão social, conhecido como Setembro Verde.

Recentemente, foi celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21. A data foi instituída por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. A data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005.

A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições, tendo a cor verde da esperança. Por sua proximidade com a primavera, remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.