22 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Encorajamento da mulher é incentivado nas aulas de defesa pessoal da Guarda Civil Municipal

Um dos objetivos básicos do curso de técnicas de defesa pessoal para mulheres, criado pela prefeita de Valinhos Capitã Lucimara Godoy dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha, é construir no íntimo das participantes a sensação de empoderamento e encorajamento diante dos desafios da vida além de ensinar como se livrar de agressores e situações de risco no dia a dia. Na segunda aula da segunda turma, nesta quarta-feira, dia 21, algumas relataram como a participação está impactando positivamente seu modo de ser.

"Mais do que se preparar para uma possível agressão física ou moral, desejamos que todas as mulheres façam nascer dentro de si a coragem de enfrentar a violência, que pode ser doméstica, no trabalho ou na rua. E quando falo em enfrentar digo romper questões culturais e diminuir desigualdades. Então o curso de defesa pessoal traz isso embutido, e por meio de movimentos de braços e pernas que se abram novas experiências para todas nós", destacou a prefeita.

A advogada Silvia Damasceno, primeira vez que está aprendendo técnicas de defesa pessoal, disse que é reflexo desta mudança. Para ela, o aprendizado deixa as mulheres um passo a frente de enfrentar uma situação de perigo, mas acima de tudo permite a mulher se sentir segura, dona de si em qualquer situação. "Participando do curso nos damos mais conta que somos responsáveis pela nossa própria integridade, seja física ou moral, e estou gostando muito dessa coragem dentro de mim", comemora.

Outra participante, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que está gostando do curso tanto em benefício do seu condicionamento físico quanto do empoderamento feminino que a ação está proporcionando tanto a ela quanto às demais alunas. Ela elogiou o acolhimento que a Guarda Civil Municipal e a metodologia das técnicas ensinadas e sugeriu que seria interessante, em algum momento durante as aulas, que houvesse um momento roda de conversa sobre assuntos ligados ao empoderamento feminino.

Antes do final da atividade, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, alertou para que as participantes sejam ʹbraços defensoresʹ das mulheres, ajudando e denunciando violências e abusos praticadas contra amigas ou conhecidas. "Existe aqui um despertar de consciência e valores e cada uma de vocês pode ajudar denunciando ou incentivando outras pessoas a denunciar agressão às mulheres", ressaltou o secretário Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, disse que a corporação trabalha para prevenir a violência e uma das frentes é a equipe Guardiã Maria da Penha, que trabalha com viatura caracterizada para ajudar as mulheres protegidas por medidas protetivas instauradas pelo Tribunal de Justiça e Delegacia de Defesa da Mulher da Polícia Civil. "Já são cerca de 15 medidas em cumprimento e as notícias são de que os agressores estão respeitando seus limites", acrescentou.