26 SET 2022
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura continua com os trabalhos para a implantação de uma Central de Controle Operacional de Monitoramento de Trânsito em Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, continua com as ações para a implantação de uma Central de Controle Operacional de Monitoramento de Trânsito na cidade, dentro das ações para transformar o trânsito do município mais seguro. Neste momento, o termo de referência está sendo elaborado para a abertura do processo licitatório. Através da central, a secretaria terá acesso a diversas áreas e setores da mobilidade urbana de Valinhos, integrando as informações e otimizando o fluxo de monitoramento.

“É realmente um avanço para o município. Sempre enfatizamos que nossa meta é garantir para a população uma cidade com o trânsito seguro, com motoristas que tenham consciência no trânsito, com ferramentas que nos auxiliem a monitorar e melhorar os aspectos da mobilidade urbana de Valinhos e os serviços que oferecemos. Temos intensificado as ações dos fiscais de trânsito e a Central de Controle vem para somar nessas ações”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a central vai permitir acesso a itens como a área azul, transporte público, parque semafórico, futuras câmeras que serão instaladas nos cruzamentos e vias mais importantes da cidade, além de monitoramento dos fiscais de trânsito através da geolocalização dos aparelhos de comunicação das viaturas.

“A função principal da central é disponibilizar uma visão geral de tudo o que acontece na área da mobilidade urbana da cidade. Assim, conseguiremos identificar os pontos que mais prejudicam e os que mais ajudam. Informações como essas nos permitem solucionar os problemas diários mais rapidamente, até mesmo de forma remota, além de entrar com ações que impeçam o acontecimento dos mesmos problemas novamente”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos,

Outro benefício é que, com o parque semafórico centralizado, será possível mudar a programação dos semáforos sem precisar ir ao local, atendendo a demanda do cruzamento no momento. Também será possível monitorar toda a mobilidade urbana do município, o que otimiza muito o tempo e o trabalho dos fiscais.

Ainda, será possível replicar as imagens para a Guarda Civil Municipal, assim como eles poderão disponibilizar as imagens captadas em sua própria central, para que a secretaria possa fazer uso na mobilidade urbana do município.

Local: Valinhos