26 SET 2022
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura encerra a Semana Nacional de Trânsito 2022 com Passeio Ciclístico e diversas ações importantes

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promoveu diversas ações na Semana Nacional de Trânsito 2022, que aconteceu de 18 a 25 de setembro. Para encerrar, neste último domingo (25), a cidade teve um Passeio Ciclístico, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer. O percurso teve aproximadamente 4 km e durante todo o trajeto os participantes puderam ouvir mensagens educativas sobre segurança no trânsito.

“Foi uma semana extremamente produtiva em relação a conscientização sobre segurança no trânsito e prestação de serviços da Mobilidade Urbana. Todas essas ações fazem parte do nosso projeto de transformar completamente o trânsito de Valinhos, deixando-o mais seguro para todos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O objetivo do Passeio Ciclístico foi chamar a atenção para o Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, promovendo uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, que prejudica o meio ambiente, além de incentivar a atividade física, que traz diversos benefícios para a saúde.

A concentração aconteceu no portão principal do Parque da Festa do Figo e a chegada foi na Praça Washington Luiz, onde os participantes puderam ainda aproveitar a feira de doação responsável de pets do Bem-Estar Animal, food truck's com várias opções para a população, Show Dog com apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal, além das atrações da tradicional Feira Arte na Praça.

Ainda, a Secretaria de Mobilidade Urbana levou para a praça o minicircuito de trânsito infantil, uma pista de trânsito onde as crianças, em uma bicicleta, puderam experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o PARE, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

“É importante que a população tenha consciência de que esses aprendizados devem ser levados para a vida toda. A Semana Nacional de Trânsito é uma ferramenta que nos ajuda nessa mobilização pela educação no trânsito, mas a prática deve acontecer todos os dias. Estamos aqui para continuar conscientizando cada valinhense”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Ações da Semana Nacional de Trânsito 2022

A abertura da Semana Nacional de Trânsito 2022 aconteceu com uma palestra com o tema “Segurança no Trânsito” para motoristas e funcionários da Prefeitura, que teve o objetivo de alertar sobre os efeitos, sintomas e consequências do uso da anfetamina, substância muito comum entre motoristas, além do respaldo dado pelo Código de Trânsito Brasileiro para garantir a segurança viária.

Em parceria com Secretaria da Saúde, a Mobilidade Urbana promoveu aferição de pressão arterial e teste de glicemia em motoristas do transporte coletivo e taxistas no Terminal Rodoviário. Durante toda a ação, foram realizadas 33 aferições de pressão arterial, das quais oito apresentaram resultados com alteração. Em relação ao teste de glicemia, 23 foram feitos, com 4 resultados alterados.

Ainda, foi realizado o cadastramento de cartão de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência, fibromialgia e com Transtorno do Espectro Autista, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Dos 27 cadastramentos para credenciais, 24 são de idosos, 2 de pessoas com deficiência física e 1 de pessoa com autismo. Nenhuma credencial foi emitida para pessoa com fibromialgia.

Uma blitz educativa para motociclistas aconteceu na Avenida dos Esportes, com distribuição de adesivos refletivos para capacetes e antenas corta pipas, além de folhetos informativos sobre segurança no trânsito.

A Prefeitura ofereceu também um curso de pilotagem fundamental para todos os agentes de trânsito e transporte, com o objetivo de aperfeiçoar técnicas de pilotagem de motocicletas. O curso foi realizado no centro de treinamento da Honda, em Indaiatuba, de forma totalmente gratuita. Todos os agentes de trânsito e transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana participaram, sendo 21 agentes de trânsito e 5 agentes de transporte. A parte teórica abordou medidas de segurança e itens obrigatórios para pilotagem das motocicletas. Ainda, os agentes puderam atualizar as técnicas utilizadas na pilotagem da motocicleta, como de frenagem, por exemplo.

Para encerrar a programação, o Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o minicircuito de trânsito infantil, a feira de doação responsável de pets do Bem-Estar Animal, food truck's com diversas opções e o Show Dog com apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal reuniram a população valinhense no último domingo, em uma grande confraternização.

Local: Valinhos