06 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Mais um procurado pela justiça é localizado pelo sistema inteligente de monitoramento da GCM

Em cerca de um mês que Valinhos passou a usar o sistema inteligente de monitoramento de veículos por câmeras, implantado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy dentro do projeto do Centro de Operações e Inteligência (COI), já foram localizadas e apreendidas duas pessoas procuradas pela justiça. Na noite desta terça-feira, dia 4, um homem de 32 anos que estava com mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Pará entrou em Valinhos dirigindo seu veículo e acabou abordado pela Guarda Civil Municipal na Avenida Paulista após emissão do alerta. Ele foi preso pela Polícia Civil e encaminhado para cadeia anexa do 2° Distrito Policial de Campinas.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy, idealizadora da implantação do sistema, comenta as detenções. "Estamos tendo êxito na localização de pessoas procuradas pela justiça, mostrando que o sistema inteligente é além de tudo eficiente. Está sendo um investimento certeiro contra a criminalidade e a favor da segurança e tranquilidade da população de Valinhos. E já estamos estudando o investimento e ampliação em novos pontos e câmeras de monitoramento", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, o homem detido na noite desta terça-feira tinha mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Pará pelo crime de roubo e seu nome constava no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça. "A partir do momento do alarme emitido pelo sistema de inteligência, as equipes de patrulhamento ficaram atentas às características do veículo e logrou-se êxito na localização dele quando trafegava pela Avenida Paulista, ao lado da linha do trem", informou o comandante da GCM Aparecido Ignácio.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, disse que além dessas detenções, diversos veículos cujos proprietários estão com mandado de prisão em aberto, porém não eram conduzidos por eles, já foram abordados pela Guarda Civil Municipal, mostrando a eficiência do sistema para segurança da população valinhense. "Na medida em que os criminosos vão se informando que Valinhos tem essa muralha digital, que detecta veículos produto de roubo e furto e também se seus proprietários são procurados pela justiça, começa a acontecer um afastamento dos bandidos, pois ficam com medo de serem capturados aqui dentro", ressaltou Cruz.

A primeira detenção por meio do sistema de inteligência foi de uma mulher com mandato de prisão expedido em 2015 pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ela entrou na cidade na tarde do dia 20 de setembro, e como o carro está em seu nome, foi gerado um alerta para o patrulhamento, e a equipe de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) conseguiu localizar o automóvel para averiguação trafegando na Avenida dos Esportes.