06 OUT 2022
Prefeitura de Valinhos retoma mutirão de cirurgias de catarata

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde e por intermédio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), está dando continuidade ao mutirão de cirurgias de catarata, iniciado no início deste ano na cidade, a fim de zerar a fila de espera pelo procedimento. Inicialmente, 125 pacientes foram chamados para realizar a cirurgia e nessa quarta-feira, dia 5, os convocados já começaram o agendamento dos exames pré-operatórios na Secretaria da Saúde.

“Zerar as filas de esperas de todos os exames, consultas e cirurgias é um dos pontos centrais de investimentos em Saúde do nosso plano de governo. Estamos totalmente focados nisso. As cirurgias de catarata foram paralisadas na cidade em 2019 e no início do ano retornamos os procedimentos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No decorrer deste ano, a Prefeitura realizou as cirurgias de 326 pacientes. Agora, os próximos serão encaminhados para o Hospital Dia Oftalmológico – HDO, localizado na Santa Casa de Valinhos.

“Os atendimentos serão realizados por ordem de urgência. Em breve mais pacientes serão convocados para dar início os procedimentos pré-operatórios. Nosso objetivo é atender toda a demanda”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A adesão ao Consórcio Cismetro em 2021 teve o objetivo de reduzir as filas de espera por exames, consultas e cirurgias. Através dele, de maio a agosto deste ano, a Prefeitura realizou 3.641 exames e cirurgias, com foco no exame de ultrassom, que foram 3.593, além de procedimentos de Bera, Catarata, Uretrocistografia e Angiotomografia com e sem contraste.

Além disso, pelo Cismetro, foi possível a contratação de plantões médicos para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e as UBS’s (Unidade Básica de Saúde). No caso da UPA, isso foi fundamental para evitar a falta de médicos que era constante, e nas UBS, a inserção desses profissionais também foi importante para, junto com os que já trabalham na Prefeitura, poder atender as demandas da cidade. Foi realizada também a substituição da empresa de pediatria que atuava na Unidade Especial de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico (Upinha), devido a descumprimento de plantões.

Local: Valinhos