06 OUT 2022
Abertura da programação do Mês do Idoso da Prefeitura será nesta sexta-feira, 7
A abertura solene da programação do Mês do Idoso do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, será nesta sexta-feira (7), às 13h30. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretarias de Cultura e Esportes e Lazer e a Associação da Terceira Idade de Valinhos (ATIV), para melhor atender à Terceira Idade, a programação teve algumas mudanças nas atividades previstas ao longo do mês.

Além da solenidade oficial, terá culto ecumênico e atividade Dancevida, com a professora Iara Mara Fernandes. “Nossos idosos merecem um mês inteiro de comemoração. Eles são bem-humorados, são uma lição de vida, porque valorizam os bons momentos”, iniciou a prefeita. Ela lembrou ainda que a cidade tem o maior índice de longevidade do Estado de São Paulo.

“Este é um dado importante porque mostra que a cidade oferece qualidade de vida e o trabalho do Centro do Idoso vai ao encontro deste quadro, oferecendo atividades que incentivam à manutenção do aspecto mental, emocional, físico e social”, acrescentou a prefeita. Segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a cidade tem 16,74% de população com 60 anos ou mais, enquanto o Estado tem 15,75% e a RMC tem 15,59%.

Segundo o secretário Argeu Alencar da Silva, a programação sobre uma pequena alteração, com o objetivo de mais idosos participarem das atividades oferecidas. “Terá piquenique, dança, música, a participação dos netos. Serão muitas atividades para nossos idosos”, explicou o secretário. Conforme o secretário, a comemoração está atrelada à celebração do Dia Internacional e Nacional do Idoso, no 1º de outubro.

História
O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem deste dia é passar mais carinho, cuidado, respeito e atenção a essas pessoas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela própria família.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.
No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, chamada de Estatuto do Idoso

Programação Oficial:
Mês do Idoso

7/10 – Solenidade de abertura do Mês do Idoso
13h30 – Abertura oficial

14 horas – Culto Ecumênico

15 horas – Dancevida
Professora Iara Mara Fernandes

11/10 – Encontro Intergeracional
13h30 - Gincana – brincadeiras entre idosos e seus netos

15 horas – Piquenique
(carrinho de pipocas e algodão-doce)