A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, suspenderá, a partir do ano que vem, as atividades escolares das Escolas Municipais de Educação Básica EMEBs 'Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante' e 'Antônio Caetano', localizadas no bairro Joapiranga, para obras de reforma e manutenção.
Segundo o secretário da Pasta, Danilo Sorroce, os 74 alunos das duas unidades, que funcionam em um único prédio, dividido em duas alas, serão transferidos para outras unidades. Os 40 alunos do ensino fundamental irão para a EMEB 'Padre Leopoldo Van Liempt', cuja nova sede será inaugurada até o final deste ano.
"Trata-se de prédio novo, amplo e confortável, contendo Laboratório de Informática e quadra poliesportiva, coberta e com vestiários, favorecendo plenamente as atividades escolares, bem como, o acolhimento dos alunos", complementou o secretário.
Já os 34 da Educação Infantil serão transferidos para a EMEB 'Dom Agnello Rossi', na Boa Esperança, que há pouco tempo passou por obras de reforma e manutenção, e, de acordo com o secretário, também tem plenas condições de atender esses alunos.
De acordo com o comunicado enviado aos pais na semana passada, a matrícula dos alunos das EMEBs do Joapiranga estará garantida nas unidades respectivas. O comunicado também informa que a Prefeitura fornecerá transporte gratuito aos alunos para as novas escolas.
Reforma e manutenção - Segundo Danilo Sorroce, o prédio que conta com três salas de aula há mais de 30 anos não passava por reformas estruturais. "Por questões de segurança da comunidade escolar, decidimos transferir os alunos durante e período de obras. Vamos promover uma reforma completa, incluindo troca do telhado, forro, fiação elétrica, melhorias na parte hidráulica e outras adequações nas instalações", informou o secretário, ressaltando que as obras deverão ter início ainda no primeiro semestre.
Danilo Sorroce destacou que, a partir do ano que vem, a Administração Municipal irá adequar a estrutura física das escolas da rede municipal, começando com as menores e mais afastadas do Centro, que tiveram pouca atenção nos últimos anos. "As reformas dos prédios escolares visam à melhoria da qualidade no atendimento, cuidado e desenvolvimento dos alunos", enfatizou Danilo Sorroce.