17 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
17 de Outubro: Dia Nacional da Agricultura - Prefeitura comemora avanços na Agricultura local com criação do Programa Municipal Valinhos Agro
Foto Noticia Principal Grande
Prefeita Capitã Lucimara e secretário Rafael durante recolhimento de embalagens de agrotóxicos com agricultora no Macuco.

Atenta às necessidades da agricultura familiar em franco desenvolvimento em Valinhos, a Prefeitura destaca que o município tem conquistado mais espaço no setor e comemora na data de hoje (17), no Dia Nacional da Agricultura, diversos avanços a partir da implantação do Programa Municipal Valinhos Agro, instituído na gestão da prefeita Capitã Lucimara, há 7 meses. Com o objetivo de orientar o produtor rural, auxiliando-o com assessoria e auditoria técnica, além de buscar o fortalecimento da Agricultura com a integração entre o agricultor e órgão público, o Programa parabeniza todos os trabalhadores e produtores rurais de Valinhos que contribuem para o crescimento do setor.

A prefeita Capitã Lucimara destaca que, por meio da coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a administração municipal tem investido no trabalho técnico, em seu Departamento de Agricultura, com profissionais da área em apoio ao homem do campo. “O Programa Valinhos Agro é de extrema importância para aproximar os agricultores do poder público e estabelecer ações que contribuam no desenvolvimento agrícola da cidade, além de auxiliar e apoiar os grandes e pequenos produtores locais. Promovemos visitas frequentes nas propriedades sempre atentos às necessidades e fornecendo orientações para um melhor cultivo. Parabéns a todos do setor produtivo rural de nossa cidade neste dia especial em comemoração à Agricultura”, diz a prefeita Capitã Lucimara.

Saiba mais

O termo agricultura quer dizer “arte de cultivar”. É o conjunto de técnicas concebidas para cultivar a terra a fim de obter produtos dela. Os produtos da agricultura são primariamente os alimentos, contudo, com os avanços nas técnicas e na tecnologia, a agricultura tem servido cada vez mais ao fornecimento de gêneros para a produção de fibras, energia, matéria-prima para roupas, combustível, construção, medicamentos, ferramentas, ornamentação e inúmeras outras finalidades.

O secretário da pasta, Rafael Agostinho, destaca que as propriedades rurais em Valinhos somam em área 770 hectares, sendo que a maior parte delas, cerca de 470, com áreas entre 1 e 5 hectares e consideradas de pequeno porte na produção rural, são especialmente manejadas para a produção de frutas. De acordo com dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) as frutas somam um rendimento médio de 232 toneladas por hectare no município, sendo as mais cultivadas a goiaba, o figo, caqui, abacate, banana e laranja.

“Além de visitas periódicas, com o suporte técnico e mapeamento de todas as propriedades rurais de Valinhos pelo Programa Valinhos Agro, a nossa equipe do Departamento de Agricultura desempenha uma série de atividades para o desenvolvimento do setor. Em abril, por exemplo, com o objetivo de diagnosticar informações e demandas estratégicas para subsidiar políticas públicas e ações de apoio à agricultura familiar em Valinhos, a Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, formalizaram uma parceria, por dois anos, para buscar o desenvolvimento rural do município”, explica o secretário.

Também em apoio aos agricultores que participam das feiras na cidade, como a Quarta é Feira no CACC, Feira do Jardim São Marcos aos sábados pela manhã, e Feira do Agricultor, também nas manhãs de sábado, no Parque Municipal, a Prefeitura deu início a um cadastramento para fomentar a comercialização de frutas, legumes e verduras provenientes da agricultura familiar local.

Já em julho, pensando na preservação do meio ambiente, houve pela Prefeitura o recolhimento de mais de 5.900 embalagens vazias de defensivos agrícolas, com o apoio dos produtores rurais do município. A ação, que fez parte do projeto Dia Verde-Azul, teve como objetivo incentivar e apoiar os produtores a realizarem o descarte correto desses resíduos. A ação foi uma parceria com a Associação Agrícola de Valinhos e região, Sindicato Rural e Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro Macuco.

Em maio foi promovida uma Missão Empresarial com a participação de agricultores à Agrishow, em Ribeirão Preto, maior feira de tecnologia da América Latina, voltada para o setor do Agronegócio, quando 60 produtores rurais de Valinhos participaram da Missão organizada pelo Sindicato Rural e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas).

E mais recentemente, no final de setembro, a Prefeitura, também com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e em parceria com a Secretaria da Fazenda, promoveu no Camping Macuco, o 1º Agiliza Agro com a participação dos produtores rurais do município e apoio do Sindicato Rural de Valinhos para levar orientações sobre a importância de manterem regularizadas as suas atividades do ponto de vista legal, fiscal e tributária e garantir, desta forma, benefícios junto às instituições de apoio à agricultura familiar. Também participaram do encontro a Associação Agrícola de Valinhos e Região, AMARCA (Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari), Associação da Reforma Agrária e Associação Nipo Brasileira do Bairro Macuco.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos