20 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos, Sebrae e Senac abrem inscrições para 30 vagas em curso gratuito de técnicas de visagismo

Caso você esteja pensando em seguir carreira no mundo da beleza e queira saber mais sobre técnicas para se tornar profissional de visagismo então terá uma grande oportunidade. A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), abriu inscrições para 30 vagas em um curso gratuito e online sobre a profissão, que será promovido de 21 a 25 de novembro, de 2ª a 6ª feira, das 18h00 às 22h00.

Mas o que é o visagismo? É o conjunto de técnicas usado para valorizar a beleza de um rosto. No curso, os participantes vão conhecer os conceitos que envolvem o tema. Maquiagem, cosméticos, design de sobrancelhas, tintura e corte de cabelo, por exemplo, são algumas das práticas adotadas dentro do visagismo. Para isso, é realizado um estudo das características físicas e psicológicas da pessoa. O visagismo é aplicado por um profissional especializado, que recebe o nome de visagista.

“Será um novo curso que estamos introduzindo dentro do programa de capacitações oferecidas pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e Senac, cuja profissão está em crescimento. O mundo da moda é um dos segmentos que mais se desenvolvem e a capacitação de visagismo beneficiará aqueles que estão em busca de novos desafios no mercado de trabalho”, convida a prefeita Capitã Lucimara.

“O curso é uma promoção do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos, criado na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que por meio de capacitações gratuitas busca oferecer oportunidades de formação profissional e geração de renda e emprego”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, cuja pasta atua para a promoção das capacitações e projetos de geração de emprego e renda.

Como se inscrever

Para se inscrever os interessados em participar da formação devem acessar o link: https://bit.ly/visagismonov, sendo que as inscrições devem ser feitas até no máximo o dia 31 deste mês de outubro, lembrando que as vagas são limitadas e estarão abertas até o limite máximo de participantes.

De acordo com o programa do curso o objetivo é aplicar técnicas do visagismo em moda e beleza, visando a personalização da imagem dos clientes. No conteúdo estarão os seguintes temas da profissão: conceito e fundamentos de visagismo, harmonia e estética; história da beleza. características do rosto: formato dos olhos, boca, nariz e sobrancelhas; preenchimento da ficha de avaliação de imagem; indicação de corte de cabelo e maquiagem para as diferentes características do rosto.

Também serão abordados a forma de seleção de roupas e acessórios para cada biótipo; conceitos sobre estilo pessoal: os sete estilos universais; conceitos sobre os quatro temperamentos, incluindo morfologia, estética e comportamento; construção da imagem pessoal: identidade, comunicação e expressão; fundamentos da colorimetria: psicologia das cores e coloração pessoal; personalizar a imagem de clientes por meio do visagismo aplicado: cabelo, maquiagem, roupa e acessórios.

Elaine Reino Mori
Jornalista