25 OUT 2022
SAÚDE
Em comemoração ao Novembro Azul, Prefeitura promove palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Secretaria de Assistência Social, promoverá uma palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata, em comemoração ao Novembro Azul, mês da conscientização sobre a doença e de alerta aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce. A palestra será no dia 16 de novembro, às 9h00, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

“O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro, que se tornou o mês da conscientização sobre a doença. Nosso intuito com a palestra é conscientizar a população da importância da saúde do homem e da detecção precoce do câncer de próstata”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os sinais e sintomas a seguir que devem ligar um sinal de alerta no homem: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

No entanto, a Dra. Érica Delben, médica da rede municipal de saúde que ministrará a palestra, explica que esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata, por exemplo:

- Hiperplasia benigna da próstata: aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.

- Prostatite: inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

“Portanto, caso o homem perceba algum desses sintomas, é indicado que procure uma avaliação médica na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Local: Valinhos