25 OUT 2022
MOBILIDADE URBANA
Ações da Prefeitura na área de Mobilidade Urbana resultam na redução de 36% dos acidentes de trânsito em Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, vem realizando neste ano diversas ações de conscientização e educação no trânsito e revitalização da sinalização e fiscalização viária, que promovem maior segurança no trânsito da cidade. Essas ações vem trazendo resultados positivos para a cidade, com a redução de 36% no número de acidentes, comparado a 2019, além das aplicações de multas por infrações.

“Os números mostram que as ações desenvolvidas na área de Mobilidade Urbana vem surtindo efeitos positivos, atingindo o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro para a população. Continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais o trânsito da cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Um levantamento dos dados da Polícia Militar mostra que, de janeiro a setembro deste ano, ocorreram 186 acidentes de trânsito em Valinhos. No mesmo período de 2019, antes da pandemia, este número era 292, o que significa uma redução de 36%.

O tipo de acidente que acontece com mais frequência é o de lesão corporal culposa, do qual foram registrados 286 em 2019 e 174 em 2022. Os acidentes com homicídio culposo foram 5 em 2019 e apenas 1 neste ano, mesmo número de homicídios dolosos registrados tanto em 2019, quanto em 2022.

O mesmo acontece com as multas processadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de janeiro a setembro, que passaram de 42.497 em 2019, para 41.644 em 2022. São 853 multas a menos.

Este cenário melhor se deve as diversas ações que a Prefeitura vem realizando este ano, como as da Semana Nacional do Trânsito e do Maio Amarelo, que incentivam a conscientização da população em relação a educação no trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito contou com palestra com o tema “Segurança no Trânsito” para motoristas e funcionários da Prefeitura, aferição de pressão arterial e teste de glicemia em motoristas do transporte coletivo e taxistas, blitz educativa e curso de direção para motociclistas.

No Maio Amarelo, a Prefeitura promoveu dois minicircuitos de trânsito infantil e trouxe uma experiência de Escape Room em um caminhão interativo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Além disso, levou o teatro de fantoches do Projeto Bem te Vi na EMEB Dom Bosco, no Jardim São Marcos, e na EMEB Dirce Antônio, no Parque dos Cocais para cerca de 700 crianças. As equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana também estiveram presentes na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para ações de conscientização dos alunos.

Além das ações de conscientização, a Prefeitura implantou a chamada Operação Visibilidade, na qual os fiscais ficam posicionados nos horários de maior circulação de veículos, em 15 pontos de cobertura, com o objetivo inibir o cometimento de infrações e auxiliar na fluidez do tráfego de carros. Ainda, o projeto para a instalação de uma Central de Monitoramento, que proporcionará acesso a diversas áreas e setores da mobilidade urbana de Valinhos, integrando as informações e otimizando o fluxo de monitoramento, busca garantir que as normas viárias sejam respeitadas pelos motoristas e pedestres.

Desde o início do ano, diversos pontos da cidade receberam revitalização da sinalização viária, com pintura de solo, troca de placas, revitalização de lombadas. Neste mês, a Prefeitura deu início ao projeto de revitalização da sinalização vertical, horizontal e semafórica de todo o município, começando pela região central, onde alguns pontos já receberam pintura de solo, como faixa de pedestres, pare, retenção, marcação de vagas de estacionamento, entre outros. Até o final deste ano, toda a sinalização de Valinhos estará revitalizada.

“Restaurar a sinalização da cidade contribui muito com a segurança no trânsito, pois uma cidade bem sinalizada é uma cidade com ruas mais seguras. Nossa meta, desde o início, é através de nossas ações, proporcionarmos vias tranquilas, com motoristas e pedestres conscientes e respeitosos com o próximo”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Local: Valinhos