25 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Equipe de ROMU detém mais um procurado pela justiça por meio do sistema de inteligência

Na madrugada deste domingo, dia 23, equipe de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal de Valinhos deteve mais um procurado pela justiça que estava com mandado de prisão em aberto. O sistema de monitoramento e inteligência apontou a entrada de um veículo na cidade cujo proprietário, com idade de 39 anos, estava com nome inserido no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça pelo crime de roubo, a equipe fez a abordagem e constatou que o proprietário era quem conduzia o veículo. Essa foi a quarta localização de foragido feita pelo sistema desde que foi implantado em Valinhos pela prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com relato da equipe de ROMU, por volta de 1h30 do domingo, o sistema de inteligência emitiu alarme para um veículo VW Jetta branco, que trafegava pelo bairro Jardim Jurema, e mediante a comunicação o carro foi localizado pela equipe na Rua Campos Salles. Após breve acompanhamento, o veículo foi parado no bairro Jardim Alto da Boa Vista. Conforme relato da equipe de guardas, o homem não ofereceu resistência e nada de ilícito foi encontrado no carro, porém diante da indicação do mandado de prisão, ele foi conduzido para Delegacia de Polícia Civil.

“Estamos construindo nossa muralha digital de segurança em Valinhos e os resultados estão surgindo e com boas impressões. O sistema de tecnologia artificial e inteligência está se mostrando eficiente, o que nos incentiva a ampliar a implantação dessa solução tecnológica para outros pontos da cidade. Em 2023 nossa meta é instalar novas câmeras e chegar a pelo menos 40 pontos de monitoramento”, anunciou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, em cerca de um mês de funcionamento o sistema de inteligência emitiu mais de 220 alertas para veículos cujos proprietários estão procurados pela justiça. “São carros cujos documentos ainda estão no nome dos antigos proprietários, não foram transferidos mas sendo conduzidos por pessoas que não devem nada para justiça. Porém mostra a eficiência do sistema para podermos trabalhar as várias funcionalidades que ele nos oferece em prol da segurança da cidade”, destacou Cruz.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, muito além de capturar foragidos da justiça e localizar veículos com queixa de roubo e furto, a criação da muralha digital visa principalmente afastar os bandidos de Valinhos, para que sejam intimidados de agir na cidade. “Na medida que criminosos se informam que a cidade tem um sistema de tecnologia e inteligência trabalhando para segurança dos moradores, e que eles podem ser descobertos a qualquer momento, o bandido opta por escolher outro local para agir”, complementou o comandante.