27 OUT 2022
Prefeitura realiza última aula de defesa pessoal da 2ª turma antes de conclusão

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 26, também alusivo ao mês temático Outubro Rosa, a última aula da 2ª turma do curso de noções básicas de defesa pessoal para mulheres que está sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e Guarda Civil Municipal, dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha criado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy para encorajar as mulheres a enfrentarem e se defenderem em situação de violência. O encerramento deste ciclo está marcado para a manhã do próximo dia 1º de novembro, onde haverá a entrega dos certificados.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy, idealizadora da atividade em prol do público feminino, destacou que a próxima turma está em formação com as inscrições abertas até o próximo dia 31, segunda-feira. “Estamos cada vez mais promovendo o encorajamento das mulheres para que elas enfrentem de cabeça erguida qualquer situação de violência, seja dentro ou fora de casa. E queremos cada vez mais ampliar essa onda de empoderamento dentro da cidade”, disse a prefeita.

Nesta última aula antes da conclusão, sob orientação dos GCMs subinspetora Mara, faixa preta em karatê e azul em jiu-jitsu e Souza, faixa preta de taekwondo, as participantes desenvolveram habilidades de socos e chutes como contra-ataque numa possível agressão física. “Importante salientar que estamos promovendo noções de defesa pessoal e não a violência. Para a mulher, isso é fundamental para impedir o andamento de uma agressão e ela poder sair da situação e pedir ajuda”, explicou a GCM subinspetora Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, dentro do mês temático Outubro Rosa, onde está inserido o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado no último dia 10, o tema foi colocado em pauta em algumas ocasiões para levar à população a cultura do respeito entre as pessoas e também de proteção, respeito e garantia dos direitos das mulheres.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, destacou que a corporação está cada vez mais preparada quando o assunto é atendimento de violência doméstica e sabe como proceder no atendimento de uma ocorrência. “Nos temas do Estágio de Qualificação Profissional em sala de aula foi inserido a Lei Maria da Penha para que todos os guardas, sem exceção, pudessem aprender e discutir a aplicabilidade dos artigos, sempre pensando primeiro na proteção da mulher”, destacou o comandante.

3ª TURMA

As inscrições para a 3ª turma do curso de noções básicas de defesa pessoal para mulheres estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail mariadapenhagcmvalinhos@gmail.com até o próximo dia 31, segunda-feira. São requisitos básicos ter endereço em Valinhos, ter boa saúde e poder participar das atividades nas manhãs de quarta-feira, dia da semana que as aulas serão oferecidas. A apresentação e primeira aula estão agendadas para o dia 9 de novembro, às 8h30, na Guarda Civil Municipal (Rua João Bissoto Filho, 600 – Jardim Bom Retiro).