27 OUT 2022
Mais de 100 mulheres já fizeram o exame de mamografia na Carreta do Estado

Os atendimentos na Carreta da Mamografia continuam em Valinhos, em uma ação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, e o Governo do Estado. Desde o início dos atendimentos, na última terça-feira (25), mais de 100 mulheres já realizaram o exame e, até o final desta quinta (27), mais 50 serão atendidas no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC). A vinda da Carreta faz parte das ações da Prefeitura para zerar a fila de espera por mamografias na cidade, que ainda conta com mais 2.200 exames contratados por uma clínica parceira, que serão realizados até o final do ano.

“Com as 475 mamografias da Carreta, somadas a essas 2.200 da clínica parceira, vamos atender toda a demanda pelo exame em Valinhos, umas das nossas principais metas na área da Saúde. Portanto, as mulheres que não conseguirem o atendimento na Carreta, fiquem tranquilas, pois até o fim do ano poderão fazer a mamografia”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os exames são feitos por demanda espontânea no local da Carreta, onde são distribuídas 50 senhas por dia durante a semana e 25 aos sábados, sempre a partir das 8h00. A orientação inicial de pré-cadastro foi alterada pelo Estado, que agora não usa mais o protocolo de agendamento, somente de demanda espontânea.

Mulheres de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, sendo necessário apresentar apenas o RG, CPF e cartão SUS atualizado. Já as mulheres de 35 a 49 e a partir de 70 anos devem comparecer com o encaminhamento médico, RG, CPF e cartão SUS atualizado. Somente serão agendadas moradoras de Valinhos.

A Carreta atenderá na cidade até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e aos sábados, das 8h00 às 12h00. No total, serão feitas 475 mamografias, já que no feriado de Finados, dia 2 de novembro, não haverá atendimento.

“Reforçamos que no momento do exame, as pacientes não podem estar com creme, desodorante, talco ou óleo na região das mamas e devem estar, preferencialmente, com o cabelo seco. Outro ponto importante é que é obrigatório o uso de máscara dentro da Carreta”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A Saúde informa que nesta sexta-feira (28), Dia do Servidor Público, haverá atendimento normalmente na Carreta da Mamografia.

Local: Valinhos