27 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Alunos participantes do Concurso de Desenho do Bicentenário da Independência são homenageados pela Prefeitura de Valinhos
Os alunos dos 4º e 5º anos, de 15 escolas da rede municipal de ensino de Valinhos, que participaram do 1º concurso em celebração ao Bicentenário da Independência, promovido pela Prefeitura e a Secretaria de Educação, foram esta semana homenageados pela prefeita Capitã Lucimara em evento no Paço Municipal. Na presença dos familiares e seus educadores, os alunos receberam livros de recordação pela classificação no concurso e foram parabenizados pela prefeita Capitã Lucimara e pela secretária Claudineia Vendemiatti Serafim pela criatividade, participação na atividade e demonstração de patriotismo e civismo.

Com o tema ‘Bicentenário da Independência do Brasil: compreender o passado e transformar o presente’, os 60 desenhos selecionados chamaram a atenção dos professores pela criatividade e qualidade técnica. Além do concurso de desenho, a Secretaria de Educação também promoveu durante o mês de Setembro o concurso de redação com o mesmo tema entra os alunos dos 8º e 9º ano da rede municipal que também foram premiados neste mês de outubro.

“Todos os desenhos estão maravilhosos e todos vocês e os demais alunos participantes do concurso estão de parabéns. Aqui em Valinhos estamos trabalhando para transformar o ensino municipal em uma Educação de excelência com diversas ações que estimulam o aprendizado e garantam maior qualidade no aprendizado. Quando a gente olha essa sala aqui, cheia de crianças talentosas, que de dedicaram a estudar o tema dos 200 anos de Independência do nosso país, assim como as demais que também participaram dos concursos, sendo cerca de 1.534 estudantes no total, nos enchemos de orgulho es sabemos que estamos no caminho certo”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo a Secretaria de Educação, o concurso de desenho buscou estimular o desenvolvimento artístico original a partir do contexto histórico do país, além da conscientização para a preservação da identidade histórica do Brasil. “Quero agradecer a todos os profissionais da educação da nossa rede que participaram e se dedicaram nesse momento tão importante juntamente com os alunos que estudaram sobre o Bicentenário e fizeram esses desenhos tão lindos e significativos. Também agradecemos à prefeita Capitã Lucimara que deu a sugestão de fazermos os concursos dentro das comemorações à Independência e motivar ainda mais essas crianças para que pudessem se aprofundar no tema, além dos pais e familiares que estão hoje nesta premiação e apoiaram suas crianças, dando o devido valor a este ato muito importante”, disse a secretária Claudineia.

A secretária também destacou a série de melhorias na Educação que estão sendo realizadas na gestão da prefeita Capitã Lucimara estão sendo realizadas. “Por determinação da nossa prefeita, a Secretaria de Educação está investindo em novos projetos pedagógicos, na formação dos profissionais da educação, em tecnologia para aprimorar na didática em sala de aula, na criação de mais vagas em creches, entre outras ações dentro do Programa Valinhos Educação Inovadora”, ressaltou Claudineia.

A coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui, destaca que as escolas que participaram do concurso de desenho foram a finco na proposta. “Os professoram não trabalharam apenas o tema da data do Dia 7 de Setembro, mas sim a cidadania, a importância do nosso passado, pra definirmos o que é no nosso Brasil de hoje. Percebe-se pela qualidade dos desenhos das crianças essa abordagens muito positiva que os professores fizeram. Os alunos entenderam a proposta do concurso, a nossa responsabilidade enquanto cidadãos, não só testemunhando a liberdade do Brasil naquele tempo, mas hoje que temos de lutar por outras liberdades. Todos que participaram deste primeiro concurso são vencedores”, salientou a coordenadora que ainda destacou que foram levados em consideração os seguintes critérios para a seleção dos 60 desenhos: criatividade, originalidade, acabamento, aproveitamento do espaço e mensagem.

Entre os pais que estavam na premiação do concurso, o venezuelano Jilffry Daniel Cardoso, há 2 anos e 7 meses no Brasil com sua família, também se encheu de orgulho de ver a filha Jilmeryz Cardoso, de 11 anos de idade e do 5º ano da EMEB Vice-prefeito Antonio Mamoni, recebendo a homenagem. “Para mim é um orgulho muito grande ver minha filha assim feliz e ser uma, entre tantas crianças das escolas do município, a estar também aqui hoje e ter seu desenho escolhido. Tivemos desde o início um tratamento muito acolhedor aqui em Valinhos e na escola onde ela estuda e viemos para cá justamente para garantir à minha filha um futuro melhor”, disse emocionado o pai.

“Eu achei muito legal e interessante participar desse concurso pois assim pude aprender mais sobre a história do Brasil. Eu quero agradecer minha professora que me apoiou e me ajudou e todos vocês nesse momento tão especial da minha vida que nunca vou esquecer”, comemorou a aluna Jilmeryz.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos