07 NOV 2022
SAÚDE
UBS Frutal abre semana de aferição de glicemia capilar em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes

Nesta semana, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando aferição de glicemia capilar nas Unidades Básicas de Saúde do município e na Rodoviária, em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Com início pela UBS Frutal, nesta segunda-feira (7), o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tema e realizar a detecção precoce por meio de rastreamento.

“Demos início a esta ação que busca conscientizar e informar a população sobre a Diabetes e, principalmente, fazer uma detecção precoce nos pacientes, fator muito importante para um tratamento bem-sucedido. A informação salva vidas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, todas as UBS’s terão a ação. “Será um dia inteiro de aferição de glicemia em cada unidade, conversando com os munícipes, passando informações sobre a doença, sempre com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e dos exames de rotina. Na rodoviária, os usuários do transporte coletivo também passarão pelo atendimento”, comentou.

Na terça-feira, 8 de novembro, será a vez das UBS’s Imperial, Maracanã e Pinheiros.

A Diabetes é uma doença crônica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia), que se dá quando o corpo não produz ou não consegue usar de forma correta a insulina, o que provoca deficit na metabolização da glicose. Basicamente, existem 4 tipos de Diabetes mais conhecidos:

Tipo 1: ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos e é causado por um defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Os principais sintomas são: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Tipo 2: ocorre em cerca de 90% dos diabéticos e é causado pela resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Os pacientes apresentam sintomas como infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.

Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado, mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.

A Diabetes pode causar complicações sérias, como cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores. Para se prevenir, é importante que a pessoa tenha uma dieta saudável, pratique atividade física e evite o uso de tabaco.

Programação - Aferição de glicemia capilar:

UBS Imperial - 8 de novembro

UBS Maracanã - 8 de novembro

UBS Pinheiros - 8 de novembro

UBS Bom Retiro – 9 de novembro

UBS Vila Itália – 10 de novembro (das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h00)

UBS Macuco – 10 de novembro (até as 13h00)

UBS Vila Santana – 10 de novembro

UBS Paraíso – 10 de novembro

UBS Reforma – 10 de novembro

UBS Parque Portugal – 11 de novembro

UBS São Bento – 11 de novembro (das 9h00 às 11h00)