09 NOV 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Programação mensal do Centro do Idoso inicia atividades com encontro intergeracional com alunos do SESI
O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, tem uma programação variada neste mês, incluindo ação do Novembro Azul, de prevenção ao câncer masculino. As atividades iniciaram nesta quarta-feira (9) com o encontro intergeracional entre usuários da Oficina da Memória e alunos do projeto social do SESI, com o tema Robótica Para Todos, na sede do CCI.

“Nossos idosos são muito abertos às novidades. A programação foi pensada neles, considerando os desenvolvimentos físico, mental e emocional. Este encontro intergeracional é um projeto internacional, com ações sociais que em muito valorizam esse público”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O projeto social ainda visa à qualidade de vida. “Programamos encontros com idosos mensalmente, visando ao bem-estar da pessoa, utilizando conceitos de robótica para auxiliar na diminuição de declínios cognitivos. Por exemplo, o Alzheimer que se tornou mais presente na sociedade depois da pandemia”, explicou a líder da equipe PowerShot, Lívia da Costa Fornaciari.

Os idosos aprovaram a iniciativa do Centro do Idoso. “Eu gostei. Foi muito bom o dia de hoje. Espero repetir, porque foi algo diferente”, afirmou a usuária Maria Cleuza Marins. Já Nestor Castelo Branco Neto ressaltou a importância do encontro entre gerações. “Interessante que passamos a ser considerados pessoas, sem ouvir coisas como: desculpe a brincadeira, idosos ou velhos. É importante ser considerado participante da vida e ter relacionamento com outras pessoas”, detalhes ele.

Dia 23 tem novo encontro intergeracional com o tema Conte Uma Memória. São alunos do SESI com os usuários da Oficina da Memória numa roda de conversa.

Atividades
No dia 16, no CCI, está prevista a reunião do Projeto Peixe & Cia, pescaria desenvolvida em parceria com o DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos). Na ocasião, em celebração ao Novembro Azul, terá palestra sobre prevenção ao câncer masculino, com ênfase no câncer de próstata. “Como a maioria do projeto é homens será feita uma palestra, em parceria com a Secretaria da Saúde, ministrada pela médica Érica Delben”, especificou o secretário da Assistência Social, Argeu de Alencar da Silva.

O projeto tem, ao todo, 310 usuários. Destes, 150 com frequência às terças-feiras e 160 às quintas-feiras, que podem pescar a partir das 7 horas, no Parque dos Lagos.

Serviço
Além do Projeto Peixe & Cia e a Oficina da Memória, o CCI oferece aos usuários Ginástica Adaptada, Lian Gong, Crochê, Violão, Jogos de Salão, Teatro e Dança de Salão para Casal. Ao todo, há mais de 1,4 mil cadastrados para estas atividades.

Para mais informações*, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone* (19) 3869-2013 ou no WhatsApp (19) 3829-1337.