10 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Em abertura do curso de defesa pessoal para mulheres, participantes são convocadas para lutar contra violência doméstica
Aulas são oferecidas pela Prefeitura e visam empoderar as participantes para que estejam prontas a se defenderem no dia a dia

As mulheres participantes da aula inaugural da terceira turma do curso de noções básicas de defesa pessoal para mulheres, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 9, na sede da Guarda Civil Municipal de Valinhos, foram ‘convocadas’ pelo secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a se tornaram um braço da Prefeitura na luta contra a violência doméstica. A ação faz parte do Projeto Guardiã Maria da Penha implantado pela prefeita Capitã Lucimara para incentivar o encorajamento feminino e fortalecer a cultura do respeito entre as pessoas.

A prefeita Capitã Lucimara, inclusive, comentou sobre o início da nova turma do curso, que é gratuito e voltado para moradoras de Valinhos. “Fico feliz em observar que as mulheres estão se interessando pelo aprendizado em defesa pessoal e, mais ainda, em saber que esta turma está com número ampliado de participantes. Nosso objetivo é oferecer condições para que elas terminem o curso encorajadas a enfrentar as questões do dia a dia e, mais do que isso, sintam-se independentes e prontas a se defender de possíveis agressores e ataques”, disse a prefeita.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, para esta turma foram chamadas 50 mulheres inscritas, quase o triplo da quantidade da primeira e segunda turma. “Por meio dos nossos instrutores conseguimos adquirir experiência na aplicação dos métodos de defesa pessoal e, daqui para frente, vamos trabalhar com grupos maiores, visando ampliar o alcance e os benefícios do curso”, explicou o secretário Osmir Cruz.

Na primeira atividade Cruz fez uma ‘convocação’ para as participantes, para que elas denunciem e ajudem outras mulheres que sofrem de violência doméstica. “Nosso papel é combater a violência contra todos e é isso que queremos ampliar aqui. Se souberem de alguém que esteja nesta situação, denuncie para que essa vítima seja amparada e protegida”, expressou.

A próxima aula está marcada para o próximo dia 16, quarta-feira, às 8h30, também na sede da GCM (Rua João Bissoto Filho, 600, Jardim Bom Retiro).

Combate à violência

De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

O secretário informou que desde que entrou em atividade, em maio deste ano, a equipe Guardiã Maria da Penha, que também foi criada pela prefeita Capitã Lucimara, já protege 42 mulheres vítimas de violência doméstica, que estão sob proteção da justiça com visitas residenciais e contatos diretos para que não sejam importunadas novamente pelos agressores. “O trabalho é tão bem feito que nenhuma delas voltou a ser atacada pelos agressores”, comemorou Cruz.

Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, ressaltou que a corporação está à disposição de todas as participantes e espera que elas aproveitem ao máximo o curso e o que ele pode proporcionar de benefício a cada uma.

Denuncie

A subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, salientou que a luta para diminuir e acabar com a violência contra a mulher deve partir de cada um, denunciando a ocorrência por meio dos canais de emergência 153 (Guarda Civil Municipal), 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou mesmo em repartições públicas, que informam as autoridades de segurança sobre a agressão.

Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação