A cidade de Valinhos registrou 63 mm de chuva entre as 7h da manhã de terça-feira (3) e as 7h desta quarta-feira (4). De acordo com a Defesa Civil, o alto volume de chuva corresponderia ao estimado para um período de 8 a 10 dias de verão. Com essa condição severa, a cidade ultrapassou os 80 mm de chuva acumulada em 72 horas e está em estado de atenção no protocolo da Operação Verão.
Com as fortes chuvas, a cidade teve pontos de alagamento e quedas de árvores, exigindo uma resposta coordenada da Defesa Civil e das secretarias municipais, conforme previsto no Plano de Contingência (PLANCON) da Operação Verão 2025/2026. A atuação integrada garantiu o atendimento rápido às ocorrências, sem registros de vítimas graves.
Alagamentos e resgates
Os principais pontos afetados foram a Avenida dos Estados, Rua Ataliba Nogueira, Avenida Paulista e Rua Antônio Bento Ferraz. Nesta última, o volume de água impediu a passagem de veículos, sendo necessária a atuação conjunta da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para a retirada dos carros com apoio de guincho. Durante a mesma ocorrência, uma família foi removida com segurança e conduzida de volta à sua residência.
Quedas de árvores
O acumulado de chuvas nos últimos dias também resultou em várias quedas de árvores e galhos, com atendimento realizado em parceria com CPFL, Corpo de Bombeiros e DER. O balanço de ocorrências foi:
Domingo (1º): 17 pontos
Segunda-feira (2): 12 pontos
Terça-feira (3): 11 pontos
Na Avenida dos Esportes, na altura da esquina com a Joaquim Alves Corrêa, uma árvore caiu sobre um veículo. Não houve feridos, mas o episódio reforça a necessidade de atenção em dias de ventos fortes e solo encharcado.
Aumento no volume de chuvas
Os dados pluviométricos registrados pela Defesa Civil mostram um aumento significativo no volume de chuvas em fevereiro:
Dezembro: 300 mm (média de 9,68 mm/dia)
Janeiro: 259 mm (média de 8,53 mm/dia)
Fevereiro (até 4/02, 7h): 96,7 mm (média de 24,1 mm/dia)
“A ativação do PLANCON permitiu uma resposta ágil e organizada, envolvendo várias secretarias e parceiros. Estamos monitorando constantemente a situação e mantemos todos os recursos de prontidão para proteger a população”, destacou o diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias.
Recomendações à população
A Defesa Civil orienta que, em situações de alagamento, as pessoas não atravessem ruas inundadas a pé ou de carro, pois há o risco de arrasto pela correnteza.
Em caso de emergência, estão disponíveis os seguintes canais:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Guarda Civil Municipal: 153
A previsão é de que as chuvas continuem intensas durante os próximos dias. A Operação Verão segue ativa até 31 de março, com monitoramento 24 horas por dia.









