A segurança dos visitantes da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba de Valinhos está reforçada com uma novidade: duas câmeras de identificação facial na entrada principal do Parque Municipal de Feiras e Exposições "Monsenhor Bruno Nardini". Integrados ao sistema da Muralha Paulista, os equipamentos rastreiam digitalmente a imagem do rosto dos visitantes e comparam com o banco de dados das forças de segurança cadastradas na plataforma. “Caso entre na festa uma pessoa procurada pela polícia ou com mandado de prisão em aberto, o sistema emite um alerta para o nosso Centro de Operações e Inteligência (COI). A equipe passa as características para os agentes no recinto e é feita a abordagem para a confirmação da identidade e posterior encaminhamento para a delegacia”, explica o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco.
Além da identificação facial, todos os visitantes que acessam o Parque Municipal durante a Festa do Figo passam por uma busca pessoal com o auxílio de detectores de metais que permitem impedem a entrada de armas de fogo, facas, canivetes ou qualquer objeto de metal que possa ser transformado em arma. Na área interna, a equipe de seguranças privada, com efetivo que chega a 80 homens nos horários de maior movimento, faz a ronda e permanece fixa nos locais de maior aglomeração. As câmeras faciais se somam à central de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM) dentro do parque, com o sinal de 18 câmeras que registram o movimento em tempo real, além de agentes circulando pelo recinto da festa.
Segurança integrada desde a abertura
A segurança do Parque Municipal e do entorno está garantida pela empresa de segurança privada contratada pela organizadora, sob comando da Guarda Civil Municipal e com suporte da Polícia Militar. A festa começou dia 16 de janeiro e prossegue até o próximo domingo (1) com entrada gratuita.
O esquema de segurança promove a patrulha tanto interna quanto externa do parque durante a realização do evento, garantindo o êxito e a tranquilidade da edição de 2026 e repetindo o sucesso da edição do ano passado, quando não foram registradas ocorrências consideradas graves.
O efetivo da GCM participa da segurança do evento tanto da parte interna do parque quanto no entorno, utilizando patrulhas a pé e motorizadas para garantir a tranquilidade dos visitantes que chegam e saem do parque. Já a Polícia Militar está com uma base móvel instalada na Rua Dom João VI, em frente ao portão principal, e oferece suporte ao policiamento externo com a atuação da Cavalaria, Canil, motos e policiamento ostensivo a pé para a prevenção de roubos ou furtos de veículos ou a pedestres.









