Valinhos celebrou, no fim de semana, o encerramento da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, um dos eventos mais tradicionais do município e referência cultural e turística na região. Com entrada gratuita nas áreas comuns e realizada no Parque Municipal de Exposições ‘Monsenhor Bruno Nardini’, entre os dias 16 de janeiro e 1º e fevereiro, a festa reuniu 222 mil visitantes ao longo de sua programação, consolidando-se como um importante instrumento de valorização das tradições locais, fomento ao turismo e economia e consagrando-se com uma das festas mais visitadas do Estado de São Paulo.
As atrações agradaram públicos de todas as idades, promovendo lazer, cultura e integração entre as famílias. Durante os 13 dias de evento, moradores e turistas vindos de várias cidades do Estado de São Paulo, e de outras regiões do país, puderam desfrutar de uma programação intensa e diversificada, com shows musicais de artistas nacionais e regionais, apresentações culturais, exposições, vendas e leilões de frutas, feira de artesanato, gastronomia, mini shopping, parque e diversões e agroturismo.
A festa também misturou atrações populares e culturais, como exposições de carros antigos, apresentações regionais e atividades voltadas às tradições italianas, como o tradicional Tombo da Polenta, que reuniu grande público aos domingos.
De acordo com a Prefeitura, a Comissão Organizadora da festa e a empresa responsável pela montagem do evento, a Organização Estrela, a festividade cumpriu por completo seu papel de valorização dos produtores rurais, destacando a qualidade das frutas que são símbolos da cidade e fortalecendo a identidade cultural e agrícola de Valinhos. Os espaços destinados à exposição e comercialização de produtos locais tiveram participação expressiva de produtores e grande adesão do público.
Além disso, o evento promoveu a filantropia reunindo a participação de entidades sociais como o Fundo Social de Solidariedade, Associação dos Clube de Mães e Asserutil (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos), Paróquia de São Cristóvão, que ofereceram produtos para geração de rendas em prol de suas atividades.
Estrutura
Os visitantes elogiaram toda a estrutura montada nos vários espaços do Parque Municipal que nesta edição recebeu mais áreas com acessibilidade e coberturas para proteção do sol e chuva, especialmente nos espaços destinados à praça de alimentação e shows regionais. Outro destaque foi o ‘Ponto do Bem’, espaço inclusivo, pensado especialmente para atender famílias atípicas com crianças que possuem necessidades sensoriais específicas.
O presidente da Comissão Organizadora da 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, Rodrigo Paulo Ribeiro (Big), destacou que o evento vai além dos números expressivos de público, reafirmando seu papel como símbolo da identidade cultural e agrícola de Valinhos, resultado de um trabalho coletivo que une tradição, desenvolvimento e participação popular.
“Encerrar mais uma edição da Festa do Figo e da Expogoiaba com ampla participação do público, famílias reunidas e um sentimento coletivo de orgulho é motivo de grande satisfação. O sucesso do evento é resultado do empenho de muitas mãos. Agradecemos a todas as equipes envolvidas, aos parceiros, expositores e produtores, e, especialmente, à população que prestigiou a festa e contribuiu para manter viva uma tradição que é patrimônio de nossa cidade”, ressalta.
Shows especiais
O encerramento oficial contou com uma série de atrações musicais que agitaram o público no último final de semana. Na sexta-feira (30) houve apresentação do grupo Pixote, com show aberto ao público no setor pista. No sábado (31), a cantora Lauana Prado emocionou a plateia ao se apresentar grávida e agradeceu o carinho dos fãs presentes, transformando a noite em um dos pontos altos da programação. O último dia da festa, no domingo (1º de fevereiro), recebeu o Trio Parada Dura encerrando com chave de ouro a festividade.
Além destes shows, o publicou compareceu em massa nas apresentações de outras atrações especiais, a maior parte com entrada franca ao público no setor pista, sendo o grupo Jeito Moleque, Natanzinho Lima, Zé Neto & Cristiano, Luiz Miguel & Daniel, Elis Justi, Djs Prodígio e Tata Gabriela, Panda, Turma do Pagode, Ana Castela, Fiduma & Jeca, Fernandinho, Lello, grupo Pixote e Vini Drumond.
Segurança
Uma das novidades desta edição foi o reforço no esquema de segurança por meio de tecnologia. Câmeras de identificação facial integradas ao sistema Muralha Paulista foram instaladas no parque, ampliando o monitoramento e contribuindo para a tranquilidade dos visitantes durante todo o evento.
O efetivo de segurança também contou com busca pessoal de visitantes com detectores de metais, além do patrulhamento constante da Guarda Civil Municipal e da presença de uma base móvel da Polícia Militar em frente ao parque.