Além das espécies típicas, visitantes também tiveram acesso a frutas exóticas, como Canistel, Abil e Romã
O volume de frutas comercializadas durante a 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba alcançou a marca de 100 toneladas. O número supera a expectativa inicial dos produtores que previam a venda de 90 toneladas. Além dos produtores, as entidades representativas do setor também comemoraram o bom resultado durante a festa que terminou no último domingo (1º).
Todas essas frutas foram comercializadas pelos 35 boxes do Pavilhão de Vendas, nos leilões realizados aos domingos, em que são vendidas as unidades que fizeram parte da exposição de frutas, e nos roteiros de passeios, como o Agroturismo e City Tour, durante os três finais de semana, que iniciaram no dia 16 de janeiro.
O secretário do Verde e Agricultura, André Reis, valorizou o trabalho dos produtores rurais de Valinhos “esse resultado é fruto do empenho e da dedicação de cada um dos produtores envolvidos na Festa. E tudo colaborou pra que a estimativa inicial fosse superada: a safra no seu auge, o preço das frutas, o clima favorável e a organização impecável da festa que trouxe para a cidade milhares de turistas ao longo das três semanas de evento”, afirma.
Para o diretor de Agricultura da Prefeitura e presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Pedro Pelegrini, o volume vendido reflete o esforço individual de cada produtor "a cada ano o produtor investe para que as frutas tenham mais qualidade, tamanho, beleza, perfume e outras características que o público gosta de ver e comprar. Isso faz com que o visitante volte no próximo ano em busca destas características”, explica.
Além do figo e da goiaba, os visitantes puderam conferir nos boxes do Pavilhão de Vendas uma grande variedade de frutas, incluindo espécies exóticas, como a Canistel, a Abil e a Romã.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Secretaria de Comunicação
Local: Valinhos - SP