A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, divulgou os nomes dos produtores que venceram a premiação das frutas em seis categorias durante a 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba. Nos primeiros lugares, nas categorias Figo Roxo e Figo Exportação, ficaram Gilmar Alves Bernardino e a empresa HMV Exports. O produtor Leonardo José Joaquim ficou em primeiro lugar nas categorias Goiaba Vermelha e Branca. Já os vencedores na Uva Niágara Rosada e Branca são os agricultores Luís Carlos Pagotto e Inibaldo Pagotto, respectivamente.
Sob a responsabilidade do Sindicato Rural e da Associação Agrícola de Valinhos, o julgamento e classificação foram feitos por uma comissão técnica, composta por profissionais da área agrícola. Serão premiados até o 5º colocado em cada categoria.
Para o secretário do Verde e Agricultura, André Reis, independentemente do ranking, todos os produtores fizeram um ótimo trabalho. “As melhores frutas produzidas na cidade foram expostas ao público. O julgamento e a classificação representam o empenho e o investimento dos produtores e empresas em suas terras. Todos os produtores da Festa do Figo estão de parabéns pelo excelente trabalho, garantindo uma exposição de frutas que anualmente atrai turistas e visitantes de diversas cidades do estado”, afirma.
Para o presidente do Sindicato Rural e diretor de Agricultura, Pedro Pelegrini, os concorrentes eram fortes e suas frutas apresentavam ótimas características. "Foi uma ótima safra este ano, possibilitando a colheita de frutas com qualidade excepcional. Acredito que a comissão teve grande dificuldade em formar um ranking”, elogiou.
O presidente da Associação Agrícola, Daniel Juliato, parabenizou todos os participantes. "Ficamos felizes com a participação de todos os produtores porque sabemos da luta que é produzir, colher e vender produtos agrícolas. Agora, produzir com a qualidade que foi apresentada durante a Festa do Figo dá orgulho de fazer parte desta luta diária. Todos são vencedores”, resumiu.
A data da solenidade de premiação dos produtores será divulgada em breve.
Classificação com direito à premiação
Na somatória dos três finais de semana do evento, na categoria Figo Roxo foram classificados os produtores Gilmar Alves Bernardino, Aparecida Florian, Sidnei Miguel, Edmilson Trombeta e Campal Frutas, em 1º, 2º, 3º, 4º e 5º colocados, respectivamente.
Na classificação de Figo Roxo Tipo Exportação ficaram em 1º, 2º, 3º 4º e 5º lugares os produtores e as empresas HMV Exports, José Geraldo de Souza, Rodrigo Fabiano, Campal Frutas e Irmãos Lacarini, respectivamente.
Já na categoria Goiaba Vermelha os produtores Leonardo José Joaquim, Cirilo Pellegrini, Nilvana da Cunha Scabello, Aniel da Cunha Scabelo Joaquim e Mario Scabello foram eleitos em 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª posição, respectivamente.
Na Goiaba Branca ficaram classificados os produtores Leonardo José Joaquim, Nilvana da Cunha Scabello, Meile Kumagai, Luiz Kumagai e Wellingtonon Lina, ficando entre os 1º e 5º eleitos, respectivamente.
Entre os concorrentes na categoria Uva Niágara Rosada se classificou em 1º Lugar o produtor Luís Carlos Pagotto, seguindo por Inibaldo Pagotto, Orivaldo de Jesus, Joseph de Jesus e Aline de Jesus. Por último, na categoria Uva Niágara Branca, excepcionalmente, tiveram somente dois concorrentes: Inibaldo Pagotto, que ficou em 1º lugar, e Gustavo Cavali, que ficou 2º no ranking.
Clique aqui para conferir todos os produtores premiados.
Profissionais da comissão julgadora:
Antonieta Fiori
Carlos Kimura
Cesar Fassina
Diógenes Ferreira
Edmilson Trombetta
Geraldo Magela
Henrique Conti
José Augusto Maiorano
Luiz Carlos Alarcon
Marcelo Ewert
Marcos Kobayashi
Paulo Namur Claro
Ronaldo Faria da Silva
Rose Mary Skelton









